IDENTIDADE E AUTONOMIA
Tese: IDENTIDADE E AUTONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fontinele • 22/4/2014 • Tese • 1.451 Palavras (6 Páginas) • 514 Visualizações
PROJETO:
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Cidade Ocidental – GO, Março de 2014.
PROJETO:
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Cidade Ocidental – GO, Março de 2014.
PROFESSORA AUTORA:
PROFESSORAS EXECUTADORAS DO PROJETO:
PROFESSORA REGENTE:
CONCEITO – FAIXA ETÁRIA:
MATERNAL II – (03 ANOS a 04 ANOS)
PROJETO:
IDENTIDADE E AUTONOMIA:
“A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele e, com tal gesto, salvá-lo da ruína que seria inevitável não fosse à renovação e a vinda dos novos e dos jovens. A educação é, também, onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para não expulsá-las de nosso mundo e abandoná-las a seus próprios recursos, e tampouco arrancar de suas mãos a oportunidade de empreender alguma coisa nova e imprevista para nós, preparando-as em vez disso com antecedência para a tarefa de renovar um mundo comum.” (ARENDT, 1972, p. 247).
1. JUSTIFICATIVA
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive.
A escola, desde sua constituição na modernidade, tem o papel social de mostrar o mundo às crianças e aos jovens e, com isso, dar continuidade a ele ao propiciar as crianças e jovens os conhecimentos culturais e históricos produzidos pela humanidade e tidos como necessários de serem apreendidos. (TUSSI, Dorcas; TOMAZZETTI, Cleonice Maria, 2010).
Um ambiente rico em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma auto-imagem positiva.
Consideramos que as situações educativas que a criança vive na escola e a maneira como as educadoras tratam essas atuações serão muito importantes na formação dos conceitos de si mesmas.
Na escola, quando as crianças aprendem, por exemplo, a cultivar uma horta, estão também aprendendo muitas coisas sobre elas mesmas e que permite formar uma opinião sobre si e conceitos sobre a importância de ter uma boa alimentação que assim poderá vir desenvolver conceitos importantes de autonomia, como o “cuidar de algo” que faz bem para si e para os outros.
Portanto, a construção de uma auto-imagem positiva requer que, na escola, as crianças tenham experiências em situações que lhes permita ganhar confiança em suas capacidades e que sejam vistas como crianças com possibilidades de fazer e não apenas receber “pronto”. Isso dá segurança, que é um elemento básico para atrever-se a explorar novas situações, novas experiências.
2. OBJETIVO GERAL
Promover a integração dos alunos, a apropriação da escrita e valorização do seu nome próprio, bem como no resgate da dignidade e da cidadania, através do fortalecimento da identidade, da cultura, e do restabelecimento da auto-estima é o objetivo geral deste projeto.
Levar o aluno a compreender a necessidade para adquirir uma vida saudável,
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade;
Conhecer a história e o significado de seu nome;
Desenvolver a autonomia, a auto-confiança e auto-estima do aluno;
Aquisição de novas formas de relações consigo com o outro e com a sociedade;
Adquirir noções fundamentais sobre a importância de uma alimentação saudável.
Desenvolver o hábito de comer frutas;
Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
Conhecer seus antepassados;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Identificar a escola como espaço propiciador da valorização do indivíduo e da real função da identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar;
Promover cotidianamente a exposição e divulgação das atividades desenvolvidas pelos alunos e professoras.
4. CONTEÚDOS POR EIXOS CONTEMPLADOS
Todos os sete Eixos que norteiam o currículo da Educação Infantil serão contemplados, são eles, a saber:
Identidade e Autonomia:
• Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
• Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Natureza e Sociedade:
Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito;
Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
Movimento:
• Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração,
...