INTERVENÇÃO URBANA
Artigo: INTERVENÇÃO URBANA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alinecristinar • 12/3/2015 • 968 Palavras (4 Páginas) • 185 Visualizações
1-INTRODUÇÃO
Com base no levantamento de dados e estudos in loco no campus da instituição Uniasselvi-Fameg apresentamos uma proposta de intervenções urbanísticas para a melhoria do mesmo, com a inserção de mais áreas de convívio e lazer, a realocação das vagas de estacionamento e redistribuição dos serviços oferecidos.
2-PESQUISA
A pesquisa foi efetuada in loco por meio de fotografias, coleta de dados com funcionários da instituição, informações retiradas do site da mesma e do site da prefeitura municipal de Guaramirim.
2.1- LOCALIZAÇÃO
A área em estudo está localizada na cidade de Guaramirim - SC, situada no Bairro Imigrantes, ocupando a zona ZOS - Zona de Ocupação Secundária.
O principal acesso se da pela BR-280, que faz ligação dos municípios Jaraguá do Sul e Guaramirim, e o acesso secundário se faz pela rua Luiz Balistieri.
Vista aérea da entidade e seus acessos.
2.2 - INFRAESTRUTURA - EXISTENTE
No primeiro estudo realizado foi levantada uma área total do terreno de 43.699,00 m². Em uma nova busca junto à prefeitura de Guaramirim tomamos conhecimento de que o terreno estudado possui na verdade uma área total de aproximadamente 107.000 m² da qual atualmente cerca de 62.000 m² não são utilizados pela instituição.
Atualmente a unidade conta com seis blocos, uma cantina, um galpão tecnológico e um centro de psicologia, totalizando a área construída de 13.751,30 m².
Há uma área aberta de aproximadamente 34.541,90 m² da qual aproximadamente 56% é utilizada para estacionamentos, 18% utilizada para os acessos, 8% para áreas de convívio e 18% dessas áreas não são utilizadas.
2.2.1 – Estilo Arquitetônico Atual
Os blocos são estruturas pré-moldadas com formas retangulares, de um ou dois pavimentos. As fachadas possuem paredes brancas, com pilares e detalhes em amarelo que é a cor predominante da logomarca.
Vista aérea do campus Fameg-Uniasselvi
3 -PROPOSTA
A proposta foi elaborada a partir da análise do espaço atual e da forma como os serviços estão distribuídos, observando as carências de cada grupo.
3.1 - Acessos
Devido ao grande fluxo de veículos e pessoas no atual acesso principal do campus, que gera desordem e falta de segurança propomos a criação de um novo acesso para os veículos, fazendo com que o atual mantenha-se apenas para pedestres e ciclistas. O novo portão seria posicionado na lateral esquerda do terreno afim de desviar o fluxo de veículos de dentro do campus. Para isto se faria necessário remover o Bloco B que encontra-se hoje neste local.
O acesso secundário pela rua Luiz Balistieri também seria removido.
3.2 - Estacionamentos
Os estacionamentos que eram distribuídos por todo o terreno seriam concentrados ao fundo (740 vagas), na área onde hoje não é ocupada pela instituição e na lateral esquerda junto ao acesso de veículos. Apenas o estacionamento em frente ao atual Bloco A seria mantido para o uso dos visitantes e professores (40 vagas).
O estacionamento de motocicletas contaria com 270 vagas cobertas e um guarda-volumes para a guarda de capacetes e capas de chuva para os quais hoje não existe um local apropriado.
À esquerda do acesso de pedestres e ciclistas propomos um bicicletário coberto com 100 vagas afim de estimular o uso deste meio de transporte mais econômico e sustentável.
Os ônibus e tupiques também seriam deslocados para a lateral esquerda junto ao acesso e teriam 25 vagas.
3.3 - Blocos
Para melhor aproveitamento da área o Bloco C seria deslocado para a lateral do Bloco F;
O centro de psicologia e o núcleo de práticas jurídicas gerariam um novo bloco na lateral direita atrás do atual Bloco A, que passaria a ser somente a parte administrativa.
O galpão tecnológico seria deslocado para uma área mais ao fundo e receberia uma estrutura com um design diferenciado. Sua área também aumentaria e a maquetaria (hoje no bloco E) seria anexa a ele.
A cantina
...