TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideologias Etnocentristas

Artigo: Ideologias Etnocentristas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Artigo  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 4

Etnocentrismo

Etnocentrismo é um preconceito que cada sociedade ou cada cultura produz, ao mesmo tempo que procura incutir em seus membros, normas e valores peculiares. Se sua maneira de ser e proceder é a certa, então as outras estão erradas, e as sociedades que as adotam constituem “aberrações”. Assim etnocentrismo julga os outros povos e culturas pelos padrões da própria sociedade, que servem para aferir até que ponto são corretos e humanos os costumes alheios. Desse modo, a identificação de um indivíduo com sua sociedade induz à rejeição das outras. O idioma estrangeiro parece “enrolado” e ridículo; seus alimentos, asquerosos; sua maneira de trajar, extravagante ou indecente; seus deuses, demônios; seus cultos, abominações; sua moral, uma perversão etc.

Ideologias Etnocentristas

Há toda uma linhagem de ideologias desse tipo, pois diante das mudanças culturais, o etnocentrismo tem de recorrer a outras motivações para justificar-se na “consciência social que sempre mente a si mesma” (Marx).

a) Na época dos descobrimentos, exaltava-se a supremacia da cristandade e sua missão de dilatar “a fé e o império”. Para isso, faziam-se “súbditos del rey”nações e povos livres à custa de muito massacre.

b) Depois veio a Época das Luzes, o racionalismo triunfante, o cientismo deslumbrado. O que agora desqualifica o Outro não é seu caráter de “incréu” e “gentio”, mas seu atraso em relação à civilização ocidental que se auto proclamou a suprema realização do espírito humano.

c) Essa ideologia da “Supremacia espiritual do Ocidente” tinha um aliado mais

prosaico: o racismo, que, embora formulado com pretensões científicas, não passava de uma tosca ideologia da supremacia da raça branca.

d) Outra ideologia etnocentrista, que esteve muito em moda como falsa evidência pseudocientífica, foi o evolucionismo cultural. Constrói uma escala em que o europeu ou o wasp americano ocupam o lugar mais alto.

Avatares do etnocentrismo

O etnocentrismo não aparece somente na forma de preconceito que seria a forma “ruim” da coisa, existem outras formas que não são declaradas preconceituosas, mas também constituem o etnocentrismo, como quando a cultura do outro é tida como atração turística, como espetáculo sendo assim a folclorização da mesma. Dessa forma o preconceito não é eminente mas se a cultura em questão não é levada a serio já é caracterizado o etnocentrismo.

Relativismo Cultural

O relativismo cultural é uma teoria, onde se analisa o meio de produção de conhecimentos e também leva em conta e aplica-se outros conhecimentos (etnográficos, históricos, etnológicos), com isso aparecem novos conceitos, avançando a ciência como uma tarefa humana jamais concluída, de tornar crível a totalidade real. Essa “teoria das relatividades culturais” modificou nosso olhar sobre as sociedades.

Conseqüências e repercussões do relativismo cultural

a) Respeito sincero pela cultura e sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com