Impacto Ambiental
Artigos Científicos: Impacto Ambiental. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: garrcia • 22/8/2014 • 212 Palavras (1 Páginas) • 218 Visualizações
Impactos ambientais
Quando as pilhas são depostas no solo e ao longo do tempo se vão deteriorando, os seus componentes espalham-se, podem ocorrer a contaminação de metais com alta capacidade de poluição, entre eles, Cd (cádmio); Hg (mercúrio); Mn (Manganês); Ni (níquel); Pb (Chumbo) e Zn (Zinco). E infiltram-se provocando a contaminação dos solos e podendo mesmo atingir os lençóis freáticos. O tempo de permanência dos metais pesados no solo é elevadíssimo, dando-se ao longo de muitos anos a incorporação na cadeia alimentar com consequências, por exemplo, ao nível da toxicidade dos metais. Particularmente, no processo de compostagem, a presença das pilhas reduz significativamente a qualidade do adubo orgânico, podendo inclusivamente inviabilizar a sua utilização para a agricultura devido ao excesso dos metais pesados.
Quando da deposição na água, dá-se a absorção dos metais pelos sedimentos de matéria orgânica e da argila presentes na água. Este meio torna-se então equivalente ao solo em termos de tempo de permanência. Os metais decompõem-se em tóxicos bioacumulativos com incorporação na cadeia alimentar (moluscos, peixes,…). O mercúrio por exemplo, quando incorporado no corpo humano provoca problemas ao nível do sistema nervoso central com consequências aos níveis sensorial, motor e psicológico).
O Brasil produz cerca de 800 milhões de pilhas comuns por ano, o que representa seis unidades por habitante.
...