Indice De Sustentabilidade
Trabalho Escolar: Indice De Sustentabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 011020 • 10/10/2013 • 2.924 Palavras (12 Páginas) • 618 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MARIA VANDERLI DE SOUSA MESSIAS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“CONTABILIDADE APLICADA ”
Palmas/To
2013
MARIA VANDERLI DE SOUSA MESSIAS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“CONTABILIDADE APLICADA ”
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Individual do 6º Semestre.
Orientador: Equipe de Professores do 6º Semestre.
Palmas /To
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 03
2.1 ISE - BOVESPA................................................................................................. 04
2.1.1 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.......................................................... 05
2.1.2 AGRONEGÓCIO............................................................................................ 06
2.1.3 CONSTRUÇÃO CÍVIL.................................................................................... 07
2.2 TERCEIRO SETOR.......................................................................................... 08
3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 11
4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 11
1 INTRODUÇÃO
1.1 Contextualização
Indice de sustentabilidade empresarial
A atualidade traz mudanças no panorama mundial e no modelo tradicional de pensar e atuar na contabilidade das entidades públicas. Além disso, as normas internacionais de contabilidade para o setor público encontram-se rumo à convergência. A partir deste cenário, foram editadas as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público - NBCT 16, pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por sua vez, publicou o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e outras legislações que determinam a adoção dos novos procedimentos contábeis. Sendo assim, o curso proporcionará aos profissionais, conteúdos de conhecimentos teóricos e práticos específicos da área, focando nas necessidades diárias com as quais os profissionais têm se deparado para implantar a nova contabilidade, conhecimentos esses necessários ao exercício profissional do contador público. Uma administração pública eficiente requer servidores capacitados, que possam atuar de forma eficaz.
ISE-BOVESPA
Iniciativa pioneira na América Latina, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. Iniciado em 2005, foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico é responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).
O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.
No Brasil essa tendência já teve início, e há expectativa de que ela cresça e se consolide rapidamente. Atentas a isso, a BM&FBOVESPA, em conjunto com várias instituições – ABRAPP, ANBIMA, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente – decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial (“benchmark”) para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Nesse sentido, essas organizações formaram um Conselho Deliberativo presidido pela BM&FBOVESPA, que é o órgão máximo de governança do ISE e tem como missão garantir um processo transparente de construção do índice e de seleção das empresas. Posteriormente, o Conselho passou a contar também com o PNUMA, IBRACON e GIFE em sua composição. A Bolsa é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice.
Empresas que participam do ISE-BOVESPA
Código Ação Tipo Qtde. Teórica Part. (%)
...