Indisciplina
Tese: Indisciplina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flavinhakr • 28/9/2014 • Tese • 707 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
A indisciplina nas escolas nos dias de hoje e tema de teses, reportagens jornalísticas e estudos aprofundados. Visto que a sociedade mudou, as crianças são imediatistas, inseridas muito cedo nesse mundo cibernético e globalizado.
A criança demonstra na escola o comportamento adquirido com o meio que convivi, a ausência da família também influência no mau comportamento do aluno dentro da escola.
O professor deve apresentar para seus alunos regras a serem seguidas dentro da sala de aula, e transmitir sua autoridade.
Conforme o autor José Carlos Libâneo, em seu livro Didática página 276, autoridade não é autoritarismo. Autoridade é um conjunto de qualidades adquiridas como, autoridade intelectual (domínio da matéria, métodos e procedimentos didático), autoridade moral (dedicação profissional, sensibilidade, senso de justiça e caráter), autoridade técnica (aplicar os princípios didáticos, o método didático da matéria, de modo que os alunos compreendam e assimilem a matéria, tornando-os um sujeito consciente, ativo e autônomo).
E também a escritora e educadora Regina Célia C. Haydt, diz em seu livro Curso de Didática página 71, que devemos respeitar e levar em conta a história pessoal do aluno, incentivar e permitir que o aluno participe ativamente da dinâmica da sala de aula e na escolha das regras que serão estabelecidas e deveram ser cumpridas por todos os alunos/professor.
O professor deve transmitir o que sabe, aproveitando os conhecimentos prévios e as experiências anteriores do aluno. Exercendo a autoridade de quem incentiva e orienta.
Exatamente o que foi relatado pela professora Tathiane Camargo Teixeira, que lecionou em 2013 para os alunos do 3º ano do ensino fundamental I, na escola EMEF Padre Luiz Capra.
A professora relatou a história de um aluno de 12 anos de idade repetente, ainda não alfabetizado (etapa pré-silabica) cursando o 3º ano, que vinha de uma família desestruturada, com problemas de drogas e agressividade. Apresentava um comportamento arredio e agressivo, por ser mais velho que os outros alunos da classe impunha medo e liderança.
Várias estratégias foram tentadas para motivar e incentivar o aluno a aprender, nenhuma surtiu resultado, a professora chegou em um momento de desanimo e instabilidade que pensou em desistir, pois o aluno além de não seguir as regras estabelecidas começou a assediar as meninas da sala, e ameaçava para que elas não conta-se.
Com o começo de novos conteúdos, a professora Tathiane propôs para a turma montar um minimercado na sala, para estudar o sistema monetário. Foi quando tudo mudou, o aluno indisciplinado que não colaborava, participou de tudo, ajudou a professora e também seus colegas.
O aluno sabia mexer com dinheiro, fazia leitura de imagens dos produtos, sentiu-se inserido e se engajou.
A professora percebendo a mudança resolveu mudar sua estratégia de ensino, inseriu em suas aulas atividades com leitura de imagem, sistema monetário, letras de músicas que os alunos conheciam e estava inserida no cotidiano do aluno, para serem analisadas e trabalhar com seus textos.
Aquele aluno arredio e não participativo mudou, tornando-se ativo nas aulas, respeitoso com a professora e também com seus colegas. No decorrer do ano letivo a professora Tathiane notou que
...