Individual II
Exames: Individual II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariliaharter • 5/5/2014 • 1.770 Palavras (8 Páginas) • 329 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 inflação, taxa de juros e taxa de câmbio 4
2.2 medidas descritivas, números-índices e definição de dados 5
2.2.1 Medidas descritivas 5
2.2.2 Números-índices 6
2.2.3 Deflação de dados 6
2.3 tipos de custos e aplicabilidade dos indicadores financeiros 7
2.3.1 Tipos de custos 7
2.3.2 Aplicabilidade dos indicadores financeiros 8
2.4 taxas de juros 8
2.5 liderança e os tipos de líderes 9
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver os temas contemplando as questões propostas.
As questões apresentam-se na forma de tópicos onde suas respostas são elaboradas como textos dissertativos.
2 DESENVOLVIMENTO
A seguir serão abordadas questões de relevância para uma boa análise do entendimento do artigo proposto.
2.1 INFLAÇÃO, TAXA DE JUROS E TAXA DE CÂMBIO
A inflação nada mais é que o poder de compra do dinheiro, a diferença entre o que pode ser comprado em um dia e em outro. Consiste na queda do valor do dinheiro no mercado, ou seja, seu poder sobre o produto, sendo assim podemos nos referir como aumento geral dos preços.
Segundo a revista Exame (2013), a notícia referente ao tema é de que:
Em São Paulo – restrição e encarecimento do crédito, inflação e a desaceleração no ritmo de crescimento de renda, associados às baixas expectativas dos consumidores e empresários, formam o conjunto de variáveis que deverão restringir o consumo de famílias até o final do ano.
Taxa de juros é o preço pago pela utilização do dinheiro cedido por outra pessoa ou instituição.
De acordo com o site Portal (2013), em outubro deste ano, ”Copan indica novos aumentos na taxa de juros para conter inflação”.
Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda.
Ao inaugurar obra, em 5 de novembro deste ano, Dilma Roussef falou sobre medidas importantes, inclusive sobre taxa de juros (ESTADÃO, 2013)
A presidente da República, Dilma Rousseff, aproveitou a inauguração de um sistema de abastecimento de água em Caxias do Sul (RS) neste sábado para defender a importância dos investimentos em infraestrutura, da geração de empregos e dos programas de educação como etapas para a construção de um país que tenha crescimento sustentável. Entre as medidas adotadas neste ano no sentido de superar "gargalos fundamentais", Dilma destacou a queda das taxas de juros, a busca de uma "taxa de câmbio mais real" e a redução de impostos.
2.2 MEDIDAS DESCRITIVAS, NÚMEROS-ÍNDICES E DEFINIÇÃO DE DADOS
2.2.1 Medidas descritivas
Medidas de tendência central: são utilizadas para determinar um resultado típico ou médio de um grupo de resultados.
Os tipos de medidas de tendência central são
• Moda
• Mediana
• Média.
Medidas de dispersão: Determina a característica de variação de um conjunto de dados. São utilizadas para verificar o quanto os valores encontrados em uma pesquisa estão dispersos ou afastados em relação à média ou à mediana. São medidas de dispersão:
Amplitude
Desvio
Desvio médio ou desvio absoluto
Desvio padrão
Variância
Técnicas de amostragem probabilística
• Amostragem Aleatória Simples (AAS)
Apesar de extremamente simples de seleção de elementos da população, é considerada uma das melhores técnicas de amostragem. Cada elemento da população tem igual probabilidade de seleção e o pesquisador não introduz nenhum vício no processo.
Etapas:
Enumerar a população de 1 até n Sortear n números no intervalo de 1 até N. Caso haja números repetidos, sortear novamente mais alguns valores.
• Amostragem Estratificada
Na amostragem estratificada a população é dividida em subpopulações ou estratos de forma N1+N2+ ...+ Nk= N
Um tamanho amostral n é repartido proporcionalmente entre os estratos, respeitando as frações Ni/N. Depois de estabelecido o valor de Ni, procede-se uma seleção aleatória dentro de cada estrato.
• Amostragem sistemática
A amostragem sistemática inicia com o cálculo do intervalo de amostragem f=N/n. Depois, selecionamos um número entre 1 e f e vamos indo sistematicamente de f em f elementos até o final.
A amostragem sistemática é útil quando temos cadastros impressos que estão ordenados segundo algum critério que nada tem a ver com os interesses da pesquisa.
2.2.2 Números-índices
O Número-índice é uma razão entre o valor de uma variável numadata e o valor desta mesma variável em outra data. Esta razão se dá dividindo o valor da variável na data objetivada ou atual pelo valor desta variável na data base. O resultado então é multiplicado por 100. Os Números-índice são freqüentemente usados na economia e nos negócios em geral, mas também são usados nas ciências físicas, químicas, naturais e sociais.
Os índices mais usados geralmente apresentam variações de
...