PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL II
Por: Shoires • 6/12/2016 • Trabalho acadêmico • 3.707 Palavras (15 Páginas) • 458 Visualizações
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
NOME
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL II
NOME
Trabalho de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
apresentado à Universidade Norte do Paraná - Unopar
em cumprimento das exigências das disciplinas:
• Ética, Política e Sociedade
• Interação Humano-Computador
• Segurança da Informação
• Sistemas de Computação e Informação
Professores:
Sergio de Goes Barboza
Merris Mozer
Adriane Aparecida Loper
Marco Ikuro Hisatomi
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................04
2 OBJETIVO..............................................................................................................05
3 DESENVOLVIMENTO............................................................................................06
3.1 O CONCEITO DE INTERFACE IHC: O PROTÓTIPO DE UMA TELA................06
3.2 SISTEMA DE INFORMAÇÕES: GERENCIAL E OPERACIONAL.......................07
3.3 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO CRIPTOGRAFIA, CÓDIGO DE CESAR E TIPOS DE CHAVE.....................................................................................................09
3.4 O UNIVERSO TECNOLÓGICO: INCLUSÃO DIGITAL........................................11
3.4.1 TECNOLOGIA AJUDA A INTEGRAR AÇÕES DE CONTROLE DO
CÂNCER....................................................................................................................11
3.4.2 TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS.............................12
3.4.3 TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM. (EAD).........12
3.4.4 INCLUSÃO DIGITAL DOS IDOSOS ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE
DESIGN PARTICIPATÓRIO......................................................................................13
3.4.5 A INCLUSÃO DIGITAL DENTRO DA ESCOLA................................................14
CONCLUSÃO............................................................................................................16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................17
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho acadêmico, tem o objetivo de trabalhar o conteúdo do eixo temático, incentivando a interatividade e a regionalidade e auxiliando na aplicação dos conceitos estudados como especificados em cada um dos itens abordados.
O texto visa, no primeiro momento, realizar uma síntese sobre o conceito de Interface IHC: O protótipo de uma tela.
Já o segundo momento objetiva uma análise sobre Sistemas de Informação Gerencial-SIG, onde são definidas como sistemas ou processos que oferecem informações importantes para gerenciar com proeza as organizações.
No terceiro momento, abordara-se a Segurança da informação criptografia, código de Cesar e tipos de chave. Onde aprendera-se que a ação de uma cifra de César é movimentar cada letra do alfabeto uns números de vezes fixam abaixo no alfabeto.
No quarto momento será abordado estudo sobre O Universo Tecnológico: Inclusão Digital. Onde foi possível detectar práticas que podem ser consideradas de interação ou de inclusão digital.
2 OBJETIVO
O objetivo principal no desenvolvimento desse trabalho é realmente apresentar as pesquisas voltadas ao tema proposto. Procurando me envolver no conteúdo e observando as novidades que poderei aprender.
Resolver as questões sugeridas terá uma importância grandiosa, pois são conteúdos atuais e importantes para profissionais da área tecnológica, podendo se reciclar de boas informações que podem ser bastante úteis nas suas práticas diárias.Trabalhar o conteúdo do eixo temático, incentivar a interatividade e a regionalidade e auxiliar na aplicação dos conceitos estudados. Buscarei informações nas conceituadas fontes de pesquisas, para que o objetivo do trabalho seja alcançado com êxito.
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 O CONCEITO DE INTERFACE IHC: O PROTÓPICO DE UMA TELA
“a interface de usuário deve ser entendida como sendo a parte de um sistema computacional com a qual uma pessoa entra em contato — física, perceptiva ou conceitualmente” (Moran, 1981).
Prototipagem é a versão inicial do que poderá vir a ser o modelo do sistema de informações final. Desenvolver um protótipo significa trabalhar diretamente com os requisitos. Nesta fase do projeto, o cliente interage com o desenvolvedor, apresentando as funcionalidades desejadas de acordo com sua necessidade.
Os Stakeholders são as pessoas ou organizações que são de alguma forma afetadas pelo sistema e que tem diretamente ou indiretamente influência nos requisitos do sistema.
Objetivo: Prevenir possíveis deficiências no projeto de software superando as dificuldades de comunicação existentes entre o analista e o usuário do sistema. O cliente interage com o desenvolvedor, apresentando as funcionalidades desejadas de acordo com sua necessidade.
Histórico: As Tecnologias de Prototipagem nasceram em finais dos anos 80 (1987) e têm vindo a ser utilizadas quase exclusivamente para a fabricação de protótipos. Recentemente, contudo, as Técnicas de Prototipagem evoluíram daquelas aplicações para o fabricação direta de componentes para utilização industrial.
Modelo do Protótipo Evolutivo
Característica: A Técnica da prototipagem evolutiva apresenta características próprias bem como riscos e falhas durante e após a finalização do projeto.
Vantagens: Trabalhos reduzidos de projeto, programação, instalação e manutenção, reduz custos e tempo, é um instrumento de comunicação eficaz entre o desenvolvedor e o usuário final, elimina o ruído na comunicação, principalmente na fase de levantamento de requisitos funcionais.
3.2 SISTEMA DE INFORMAÇÕES: GERENCIAL E OPERACIONAL
...