Inovação Tecnologica
Ensaios: Inovação Tecnologica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marceloafonso • 17/8/2014 • 607 Palavras (3 Páginas) • 939 Visualizações
Inovação Tecnológica
Aula 1 Importância do conhecimento e seus modos de conversão Uma questão recorrente na sociedade contemporânea é o grande valor do conhecimento e como transformá-lo em ativo ou riqueza, Atualmente o poder econômico e de produção de uma empresa estão mais diretamente relacionados à capacidade de criar e transferir conhecimento do que aos seus ativos tangíveis, como instalações, equipamentos etc. Os ativos intangíveis advindos desse processo, como criatividade e inovação, são a chave para o sucesso e a longevidade das empresas num cenário extremamente competitivo. Bem tangível: Computador Bem intangível: Criatividade O fluxo do conhecimento é o de criação, difusão e utilização do conhecimento. “o conhecimento tácito é aquele disponível com pessoas e que não se encontra formalizado em meios concretos e o conhecimento explícito é aquele que pode ser armazenado, por exemplo, em documentos, manuais, bancos de dados ou em outras mídias”. Nonaka & Takeuchi Conhecimento Tácito (ou implícito) Está presente somente no cérebro humano, ainda não está codificado em documentos escritos, não pode ser transmitido de forma sistematizada, somente por meio de transmissão oral e observações de atividades práticas, e é informal e não sistemático. Exemplos: O talento de um pintor ou escultor, a habilidade de um atleta. Conhecimento Explícito (ou codificável) É aquele que sofreu um processo de migração do cérebro humano, está codificado em documentos e mídias, pode ser armazenado, comunicado e transmitido por meio de diferentes mídias, e é formal e sistemático. Exemplos: Procedimentos codificados e fórmulas científicas. Criação e conversão do conhecimento. Nonaka & Takeuchi identificaram quatro modos de conversão entre conhecimento: Externalização O processo de EXTERNALIZAÇÃO é a transformação ou articulação do conhecimento tácito em explícito, com migração do cérebro humano para documentos e mídias diversas por meio de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.
Esse modo é visto no processo de criação de um conceito e, normalmente, é provocado pelo diálogo ou pela reflexão coletiva. EXEMPLO: Quando ouvimos ou lemos uma metáfora, percebemos ou entendemos intuitivamente algo, imaginando outra coisa simbolicamente.
Internalização A INTERNALIZAÇÃO é o processo inverso ao da externalização, de migração do conhecimento explícito para o cérebro humano através de diversas metodologias e atividades de aprendizagem.
É a incorporação do conhecimento explícito ao conhecimento tácito. EXEMPLO: A leitura de manuais e documentação auxilia o indivíduo a internalizar conhecimento explícito, transformando-o em tácito. Combinação COMBINAÇÃO é o processo de interação entre conhecimentos explícitos para geração de novos conhecimentos.
É a sistematização de conceitos por meio da combinação de conjuntos diferentes de conhecimentos explícitos. EXEMPLO: A criação de conhecimento através da educação – escola, universidade – ou do treinamento formal. Socialização A SOCIALIZAÇÃO é o processo de compartilhamento de experiências, permitindo a interação entre conhecimentos tácitos. Dessa forma, o conhecimento pode ser adquirido de outra pessoa através da observação, imitação ou prática, mesmo sem usar alguma linguagem. EXEMPLO:
...