Instruções Para Artigos
Artigos Científicos: Instruções Para Artigos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: irismardias • 28/1/2014 • 906 Palavras (4 Páginas) • 244 Visualizações
Instruções para artigo de revisão
Artigo de revisão – Instruções gerais:
Os artigos de revisão devem ser avaliações críticas sistematizadas da literatura sobre determinado assunto. Devem ser descritos os métodos e procedimentos adotados para a revisão. O texto deve ser baseado em revisão atualizada da literatura. Tratando-se de temas ainda sob investigação a revisão deve discutir as tendências e linhas de investigação em curso. Devem incluir ainda conclusões e ter até 5.000 (cinco mil) palavras e 55 (cinquenta e cinco) REFERÊNCIAS. O texto deverá ser digitado em espaço 2 (duplo) em todas as seções, excetuando-se Tabelas e Ilustrações, seus títulos e legendas. Cada página deve conter aproximadamente 25 linhas em uma coluna. Usar o processador de texto Microsoft Word® (favor gravar como doc, evitando docx) e a fonte Times New Roman 12. não dar destaque a trechos do texto: não sublinhar e não usar negrito.
Ao submeter o manuscrito, abrir-se-á um protocolo. As fases até a aprovação são: 1 Check list de submissão (a fim de verificar se as normas de publicação na HU Revistas foram adotadas); 2 Avaliação por pares; 3 Correções, quando necessárias (e novas rodadas de avaliação, se preciso); e 4 Decisão editorial.
Depois desse processo o manuscrito passa para a fase de editoração, com as devidas revisões de Português e ABNT. Concluídas todas as etapas descritas, o manuscrito pode então ser publicado, como artigo de revisão.
A organização da revisão fica a critério do autor. Os itens obrigatórios são:
RESUMO, Palavras-chave, ABSTRACT, Keywords, INTRODUÇÃO, DISCUSSÃO, CONCLUSÃO.
Segue modelo / sugestão:
Título em Português
RESUMO
Para artigos originais, redigir um resumo com até 250 palavras. O resumo deverá conter as informações relevantes de forma clara e precisa, permitindo ao leitor ter uma ideia geral do estudo. Deverá incluir descrição resumida de todos os métodos empregados e da análise estatística efetuada. Expor os resultados numéricos mais relevantes. As conclusões devem ser baseadas nos resultados do estudo e não da literatura. Evitar o uso de abreviações e símbolos. Não citar referências.
Palavras-chave: Citar entre três e seis palavras ou expressões-chave. Deverão ser baseadas nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) publicado pela BIREME, que é uma tradução do Medical Subject Headings (MeSH) da National Library of Medicine e está disponível no endereço eletrônico http://decs.bvs.br. As palavras e/ou expressões devem ser separadas entre si por ponto final. Atenção às maiúsculas no inicio de cada palavra.
1 INTRODUÇÃO
A introdução deverá ser sucinta, apenas para introduzir o tema e explicar a questão pesquisada, mas sem revisão extensa de literatura. Ao final, apresentar os objetivos do estudo de forma clara e precisa. Não deverão existir palavras em negrito.
2 REVISÃO
Fazer a revisão de literatura. Revisões são avaliações críticas sistematizadas da literatura disponível sobre determinado assunto. Deverão conter os objetivos, as fontes pesquisadas, os critérios adotados os dados obtidos, suas aplicações. É importante trazer contribuições recentes e não só antigas. Não deverão existir palavras em negrito. Pode haver separação por conteúdos, devendo ser adotada uma numeração progressiva, a saber:
2.1 Seção secundária (enunciar título)
2.2 Nova seção secundária (enunciar título)
2.2.1 Seção terciária (enunciar título)
3 DISCUSSÃO
Na discussão deverão ser realçadas as informações novas e originais obtidas na investigação, comparado ao que foi achado na literatura e explicando as diferenças que ocorrerem. Explique os aspectos importantes do estudo e suas implicações, bem como suas limitações e faça recomendações decorrentes. Não deverão existir palavras em negrito.
4 CONCLUSÃO
Finalizar com as conclusões pertinentes aos objetivos do estudo. Não deverão existir palavras em negrito.
Título em Inglês
...