Intenção De Ruptura
Pesquisas Acadêmicas: Intenção De Ruptura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lanealves • 14/5/2014 • 1.080 Palavras (5 Páginas) • 536 Visualizações
2ª ) REATUALIZAÇÃO DO CONSERVADORISMO
Perspectiva assumida por parcela da categoria profissional que resiste ao processo de laicização, recusando o rompimento com o estatuto de subalternidade da profissão; mostra-se refratário às inovações trazidas pela perspectiva modernizadora. Repudia a vinculação positivista contida na primeira perspectiva e a influência do pensamento crítico-dialético contida na perspectiva “intenção de ruptura”.
Abraça a característica intimista da profissão, seus traços, microscópicos, condicionando sua intervenção a uma visão de mundo derivada do pensamento tradicional ( reclamam para si a inspiração fenomenológica).
Destaque à dimensão da subjetividade ( demanda que surge no meio profissional que se caracteriza por ser fortemente psicologizante ( ajuda psicossocial, compreensão).
Essa perspectiva do movimento de reconceituação pode ser remontada aos Seminários de Sumaré e Alto da Boa Vista (respectivamente 1978 e 1984) e se dá a partir da contribuição fundamental de Ana Augusta de Almeida em sua obra “Possibilidades e limites da teoria do Serviço Social”.
A crítica à herança positivista, em grande estilo, é uma tônica dessa literatura profissional “... ao tratar os fatos sociais como coisas, rejeitamos o que é da ordem das significações, das intencionalidades, das finalidades, dos valores, enfim, tudo aquilo que constitui a face interna da ação”.
Faz-se necessário – para essa perspectiva renovadora – que se desloque a explicação, ( própria dos paradigmas positivas e neopositivistas) pela compreensão, ao “pensamento causal ”quer substituir “um pensamento não-causal, o fenomenológico, cujo quadro de referência não é a explicação, mas a compreensão.
Paulo Netto sublinha que os valores que norteiam a prática profissional são cristãos; o Serviço Social é posto como uma intervenção que se inscreve rigorosamente nas fronteiras da ajuda psicossocial. O Serviço Social ... se propõe a um desenvolvimento da consciência reflexiva de pessoas a partir do movimento dialético entre o conhecimento do sujeito como “ser no Mundo” e o conhecimento do sujeito como “ser sobre o mundo” pág. 208).
Netto afirma que há nessa argumentação, uma dissolução das determinações de classe nos processos societários. O que ocorre na formatação dessa perspectiva é o regresso ao que há de mais tradicional e consagrado na herança conservadora da profissão: a recuperação de seus “valores universais” e a centralização nas dinâmicas individuais (pág. 216)
3ª) INTENÇÃO DE RUPTURA ( crítica sistemática ao desempenho tradicional do Serviço Social em seus suportes teóricos, metodológicos e ideológicos; apresenta um padrão de análise textual bastante produtivo ( após a derrocada da ditadura).
Por que tão grande repercussão dessa perspectiva no meio dos Assistentes e Sociais ?
- As condições de trabalho da massa da categoria profissional ( aviltamento dos salários, aproximação das condições de vida dos usuários);
- Novo público recrutado para compor a base profissional (camadas médicas urbanas);
- Existência de um clima de efervescência nas universidades ( quando houve a crise da ditadura);
- Redemocratização da sociedade brasileira, com o protagonismo do movimento operário e sindical.
Por que a denominação “Intenção de ruptura”?
Porque ainda existe um flagrante hiato entre a intenção de romper com o passado conservador do Servidor Social e os indicativos práticos-profissionais para consumá-la ( a tão conhecida queixa acerca da dicotomia entre teoria e prática).
. Essa perspectiva abrange dois momentos históricos diferenciados, à saber:
- Primeiro momento: Não dá para pensar essa perspectiva sem vinculá-la a inserção do Serviço Social no circuito acadêmico-universitário.
Ela nasce e se desenvolve nos anos de 1972 a 1975 a partir de um grupo de jovens profissionais da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais; num momento posterior o conteúdo dessa iniciativa ficou impresso no documento intitulado “método Belo Horizonte”.
Esses profissionais elaboraram uma crítica teórico-prática ao tradicionalismo profissional e propõem em seu lugar uma alternativa global: uma alternativa que visa romper com o tradicionalismo no plano teórico-metodológico, no plano da concepção e da intervenção profissionais e no plano da formação.
O processo de constituição dessa alternativa, tanto no nível da elaboração teórica quanto no
...