Intenção De Ruptura E Modernização Do Serviço Social
Trabalho Escolar: Intenção De Ruptura E Modernização Do Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DADAJC • 7/6/2013 • 340 Palavras (2 Páginas) • 638 Visualizações
A modernidade é marco de por profundas transformações sociais, entre o inicio do século XIX até os dias atuais. Ela se apresenta com certa ambiguidade, ao mesmo tempo em que oferece segurança, oferece perigo, ou seja, oferece confiança e risco. Somos acometidos por um ritmo constante de mudanças onde o avanço da intercomunicação nos põe em conexão com diferentes partes do globo sem que, no entanto, o desenvolvimento das forças de produção tenha trazido uma melhora significativa na qualidade de vida dos homens.
Como instituição no Brasil o desenvolvimento do Serviço Social mantém uma clara conexão com o desenvolvimento das relações capitalistas na nossa formação social. Isso ficou claro com a análise da emergência da profissão no país. Agora novamente, o processo de renovação conectado ao processo de abertura do espaço nacional pelas relações capitalistas, no andamento posto pela modernização conservadora promovida pelo regime autocrático burguês.
Na medida em que a questão social torna-se objeto da intervenção macroscópica, sistemática e estratégica do Estado autocrático burguesa se consolida um mercado nacional de trabalho para os assistentes sociais. O Estado brasileiro como centralizava cada vez mais o seu poder interventivo, teve que intensificar as formas de enfrentamento as novas expressões da “questão social” por meio do investimento também em políticas sociais.
O Estado brasileiro mudava a sua estrutura e seu funcionamento organizacional, alterando, por sua vez, a relação dos assistentes sociais com as perspectivas instituições empregadoras, com os recursos disponibilizados para execução das políticas sociais, bem como sua relação com outros profissionais passaram a exigir dos assistentes sociais novas competências na sua formação profissional.
Na grandeza da capacidade do assistente social, houve uma harmonia entre o aguçado sentimento e conhecimento técnico e especializado do assistente social, com as devidas necessidades de solucionar os problemas recorrentes da sociedade. Assim se caracterizou a renovação da profissão do assistente social.
Percebe-se que após depurar este texto, vimos claramente que ao estamos confinados como assistentes sociais o caminho acabou, caminhos de lutas, contradições e conhecimento estes que vieram a garantir o sucesso profissional dos assistentes, portanto chegamos ao reconh
...