Lazer Na Velhice
Ensaios: Lazer Na Velhice. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mirianmy • 8/11/2013 • 276 Palavras (2 Páginas) • 441 Visualizações
Com o processo de envelhecimento observa-se uma diminuição de responsabilidades em tarefas domésticas e profissionais, porém, nem sempre aumenta de forma significativa o interesse do idoso por atividades de lazer, quando na verdade, esse tempo mais livre pode ser organizado para novas escolhas, para literalmente recriar e viver melhor.
Contudo, exige-se uma mudança na concepção de lazer. O lazer é ter possibilidade de descanso, divertimento, mas também de desenvolvimento pessoal e social. Uma mudança na percepção da importância do lazer pode Lazer na Velhice
O fim do século XX levou a reflexão sobre a espécie humana, seu caminho e desenvolvimento. As tecnologias avançadas e as consequentes mudanças político econômica elevaram as condições de vida, aumentando a expectativa de vida das pessoas.
Na velhice, o lazer possibilita superar limitações e reconstruir a vida de forma positiva, criativa e autônoma. Atividades lúdicas, por exemplo, têm caráter socializante, favorecem desenvolvimento de hábitos saudáveis (VIANA, 1999).
Mesmo que esse lazer seja ligado ao trabalho, e a satisfação por ele. Essa forma de satisfação pode ser observada com idosos trabalhando voluntariamente em organizações e entidades após aposentadoria, ou que ainda permanecem trabalhando assumindo outros papéis, como por exemplo, pessoas que lidaram com a terra na vida adulta que na velhice continuam a trabalhar com jardinagem, ocupando o seu tempo de vida com uma atividade produtiva que lhes dá prazer e ganho.
O lazer para a pessoa idosa tem o objetivo de despertar as potencialidades dos idosos para aspectos criativos e sociais, estimulando a socialização, o compartilhar de experiências, a sensibilidade, as emoções, a comunicação, o aprendizado de coisas novas, permitindo-lhes uma vida ativa, com mais satisfação e qualidade, sendo valorizados e respeitados pela sociedade.
...