Ler E Compreender
Casos: Ler E Compreender. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: daisyerick • 21/10/2013 • 1.707 Palavras (7 Páginas) • 487 Visualizações
Concepção de Leitura
Nessa concepção de língua como representação do pensamento e de sujeito como senhor absoluto de suas ações e de deu dizer, o texto é visto como um produto – lógico- do pensamento( representação mental) do autor, nada mais cabendo ao leitor senão ´´ captar´´ essa representação mental, juntamente com as intenções (psicológicas) do produtor, exercendo,pois,um papel passivo.
Estratégias de Leitura
Do leitor, espera-se que processe,critique, contradiga ou avalie a informação que tem diante de si, que a desfrute ou a rechace, que dê sentido e significado ao que lê.
Para exemplificar, tentemos uma simulação de como nós leitores, recorremos a uma série de estratégias no trabalho de construção de sentido. Para o nosso propósito, selecionamos o miniconto intitulado o retorno do patinho feio de Marcelo coelho, publicado na folhinha da folha de s, Paulo.
O autor do texto: Marcelo coelho;
O meio de veiculação do texto: folha de s.paulo;
O gênero textual: miniconto;
O título: elemento constitutivo do texto cuja função é, geralmente, chamar a atenção do leitor e orientá-lo na produção de sentido;
A distribuição e configuração de informações no texto.
Leitura e Produção de sentidos
Anteriormente, destacamos a concepção de leitura como uma atividade baseada na interação autor- texto-leitor. Se, por um lado, nesse processo, necessário se faz considerar a materialidade lingüística do texto,elemento sobre o qual e a partir do qual se constitui a interação,por outro lado, é preciso também levar em conta os conhecimentos do leitor, condição fundamental para o estabelecimento da interação, com maior ou menor intensidade, durabilidade, qualidade. É por essa razão que falamos de um sentido para o texto, não do sentido, e justificamos essa posição, visto que, na atividade de leitura,ativamos: lugar social,vivências,relações com o outro, valores da comunidade,conhecimentos textuais.
Artigo
Biblioteca de Classe
De acordo com o Texto lido a Biblioteca de Classe, vem como um grande instrumento para a leitura em nossas escolas, visando um melhor ensino ‘a leitura ,uma orientação para os alunos para que tenham uma boa forma de compartilhar seus interesses pela leitura e trocar entre si os conhecimentos e gostos literários. A diversidade de experiência entre eles será o ponto alto para essa troca, pois todos colocaram suas idéias e pensamento Para de essa forma eles próprios terem um acompanhamento ‘a leitura.
Um espaço coletivo para os alunos servira como um marco em suas vidas e será uma experiência única, pois os alunos vão levar para a vida e para seus filhos como foi interagir na leitura, trocar idéias com diversão , entretenimento e diversidade.
Reflexão e Questionamentos
A função do autor:
Produzir um texto para boa compreensão do leitor.
A função do leitor:
Ler e compreender, interagir, desenvolver a leitura de forma que se tenha um a boa concepção. Orientação para a leitura da literatura na aula.
Acervos de livros organizados
Gêneros Textuais
São tipos de texto de qualquer natureza, literários ou não tanto na forma oral ou escrita , os gêneros textuais são caracterizados por funções especificas e organização retórica mais ou menos típica. São reconhecíveis pela características funcionais e organizações que exibem e pelos contextos onde são utilizados. São formas de interação reprodução e possível alteração sociais e envolvem questões de acesso e poder
Tipos de Gêneros Textuais:
Carta ao leitor,anúncio publicitário,entrevista, notícia e carta pessoal
Carta ao Leitor
Trata-se de um jogo aberto para informar determinados assuntos falando diretamente com o leitor.
Anuncio Publicitario
Retorno de vendas a curto prazo principal interesse das empresas que pagam a revista pelo seu anuncio
Entrevista
Realiza-se entrevistas com grandes nomes, políticos, celebridades, milionários a elaboração de perguntas para esclarecer determinados assuntos.
Noticia
A circulação semanal garante noticias atuais, o leitor bem informado de grandes Acontecimentos.
Carta ao Leitor
A luz que o calor gerou
Toda grande discussão travada no Congresso Nacional ‘e uma vitoria da democracia. A caótica disputa em torno da Medida Provisoria dos Portos não escapa a regra .Ninguem precisa destacar para os brasileiros os pontos negativos da batalha parlamentar que terminou quinta feira passada. Discussos tão inflamados quanto vazios, retórica abrutalhada, convicções movediças, gover-nismo de ocasião e oposição pela oposição. Essas mazelas foram todas expsostas a exaustão pelos noticiários televisivos que possa parecer , o alvoroço da semana passada na Câmara dos Deputados produziu mais luz do que calor.
Coerência textual
É a relação lógica entre idéias, pois essas devem se complementar, é o resultado da não contradição entre as partes do texto. Pode-se concluir que texto coerente é aquele do qual é possível estabelecer sentido; é entendido como um principio de interpretabilidade.
.ex os sem-terra fizeram um protesto em Brasilia contra a política contra agrária do país porque consideram injusta a atual distribuição de porém o ministro da agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de reforma agrária assentar milhares de sem-terra
JORDÃO, R., BELLEZI C. Linguagens. São Paulo: Escala Educacional, 2007, p. 566
Dissertativo-argumentativo
Um texto dissertativo-argumentativo
...