Ler E Compreender: Os Sentidos Do Texto Ingedore Villaça Koch & Vanda Maria Elias
Casos: Ler E Compreender: Os Sentidos Do Texto Ingedore Villaça Koch & Vanda Maria Elias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ElisCosta • 21/4/2014 • 360 Palavras (2 Páginas) • 1.841 Visualizações
De acordo com as autoras do livro Ler e compreender os sentidos do texto, Ingedore Villaça Koch – uma das mais importantes da atualidade da nossa língua materna – e Vanda Maria Elias, o leitor obterá, através de um passeio descontraído pelo mundo das HQ, charges, recortes de jornais e revistas, bem como outras fontes textuais apresentadas sempre com leveza e humor, informações básicas que nos remete à “concepção de que o texto é lugar de interação de sujeitos sociais, os quais dialogicamente, nele se constituem e são constituídos; e que, por meio de ações lingüísticas e sociocognitivas, constroem objetos-de-discurso e propostas de sentido, ao operarem escolhas significativas entre as múltiplas formas de organização textual e as diversas possibilidades de seleção lexical que a língua lhes põe à disposição.”1
Ao trazer a público tal obra, elas tentam minimizar as distancias havida entre texto e leitor. Entretanto, esse não é qualquer leitor. Ele vem de um público específico, cujas especificidades estão condicionadas a questões como: o que ler? Para que ler? Como ler? E por último, mas igualmente importante: como desenvolver competências leitoras capazes de fazer com que sejam facilmente identificados: o sentido do texto, o público alvo, a intenção do autor, o tipo de linguagem, a forma que interagem entre si.
Koch é professora licenciada em Letras e Direito pela USP, mestre e doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Tais fatores colocam-na em lugar de conforto ao abordar o complexo universo do objeto de estudo – a língua portuguesa. Afinal, ela consegue a partir de um método prático, o qual parte dos pontos simples e concreto para o complexo – e abstrato para generosa parte de leitores.
O leitor, por sua vez se vê atraído a elaborar estratégias, com o fim de preencher essas lacunas e participar, de forma ativa, da construção do sentido textual.
Os nove capítulos que estruturam este livro recorrem a um conjunto de formas textuais com informações necessárias e suficientes para permitir a compreensão da descrição apresentada. Determinados recursos estilísticos e gráficos funcionam na obra como intervenção complementar das autoras numa tentativa de remeter a obra a um diálogo permeado de reciprocidades.
______________
1 KOCH, Ingedore Villaça.2006. p 7
...