Luana-central@hotmail.com
Exames: Luana-central@hotmail.com. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 31/10/2013 • 1.112 Palavras (5 Páginas) • 630 Visualizações
INTRODUÇÃO
Nascido em meio a uma família judia em Barcelona – Espanha, Ricardo Bofill, é um arquiteto altamente conhecido por suas obras, que por sua sinal, são reconhecidas por seus traços modernos.
Bofill possui obras espalhadas em diversos lugares do mundo. Cada uma de suas obras geralmente segue o padrão local, a cultura do lugar e até questões voltadas à política – uma vez que Bofill sempre fora ligado à política. Isso aconteceu também com o projeto de Shiseido Building.
No distrito de Tóquio em Ginza, no ano de 1872 foi fundada por Ricardo Bofill a nova versão dos edifícios da empresa de cosméticos Shiseido, ou seja, a Shiseido New Ginza Building, essa empresa foi a primeira farmacêutica do mundo Ocidental, onde com sua nova versão tem o simples gesto de mostrar a história da Shiseido Parlour e Shiseido Gallery, até a sua nova atualização.
Esta obra tem características de projetos voltados à arquitetura moderna, como cor, elementos utilizados, fachada, entre outras coisas mais.
Biografia
Ricardo Bofill, Arquiteto renomado, um dos mais influentes do mundo, nascido em 05 de dezembro de 1939 em Barcelona –Espanha, estudou primeiramente no Liceu francês e depois foi para a Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, porém foi expulso em 1957 devido as suas atividades politicas; Bofill era membro do Partido Socialista Unificado da Catalunha. Em 1958 Bofill viajou para a Suíça onde concluiu seus estudos na Universidade de Genebra.
Durante seus primeiros anos, Bofill recuperou elementos artesanais característicos da arquitetura catalã tradicional. Mais tarde, ele começou a abordar os problemas de planejamento urbano a nível local no contexto social e político espanhol.
O trabalho de Bofill na história foi um manifesto constante, não só na análise contínua e interpretação da cultura e da arquitetura do passado, mas também pelo seu interesse em novas tendências, por seu envolvimento em movimentos sociais de seu tempo e as soluções alternativas propostas para os problemas contemporâneos. Evolução da Oficina de Arquitetura, imbuído com o incentivo e a concepção vital da enorme vitalidade de Ricardo Bofill, passou por uma série de mudanças teóricas e práticas intimamente ligadas às transformações sociais e políticas das últimas décadas.
Em 1963, fundou Taller de Arquitectura em sua cidade natal Barcelona. Para isso, reuniu um grupo de arquitetos, engenheiros, planejadores, sociólogo, escritores, músicos, cineastas e filósofos; uma equipe internacional, composta por integrantes multidisciplinares e com espírito investigativos dedicados a analisar os problemas do planejamento urbano, seu povo e suas relações, afim de revolucionar o urbanismo moderno do século XX e de fato conseguiram. O projeto de arquitetura alternativa, de arquitetura regional crítica realmente trouxe uma revolução e se tornaram protótipos e ícones únicos no mundo inteiro. De fato essa liberdade e independência tem dado espaço à criatividade, o que tem garantido essa equipe que já dura a mais de 40 anos.
Em 1973, Ricardo Bofill encontrou uma fábrica de cimento abandonada, um complexo industrial a partir da virada do século, que consiste em mais de 30 silos, galerias subterrâneas e salas de máquinas enormes, e ele decidiu transformá-la na sede do Taller de Arquitectura. O processo de Remodelação durou dois anos. A fábrica abandonada e parcialmente em ruínas, era um compêndio de elementos surrealistas, com escadas sem utilidade, que não davam acesso para nenhum lugar, pedaços de ferro suspensas no ar, enormes espaços vazios preenchidos. O processo de transformação começou com a demolição de parte da estrutura antiga de deixar formas ocultas até então visível, como se o concreto tinha sido esculpido. Uma vez que os espaços haviam sido definidos, limpos de cimento e abrangidas pela nova vegetação, o processo começou de adaptação ao novo programa. Oito silos permaneceram, e deles foram feitos, escritórios, um laboratório de modelos, arquivos, uma biblioteca, uma sala de projeções e um espaço gigantesco conhecido como "A Catedral", na qual exposições, concertos e toda uma gama de funções culturais estão ligadas às atividades profissionais do arquiteto. O complexo situa-se no meio de jardins com eucaliptos, palmeiras, oliveiras e ciprestes. Em 1978, Bofill abriu um segundo escritório em Paris. A nova sede foi instalada em um antigo prédio originalmente construído para abrigar os escritórios editoriais de um jornal que posteriormente foi transformado em um teatro.
Bofill é um dos principais ícones do estilo pós-moderno da arquitectura contemporânea. Em seus projetos conserva as linhas claras do estilo moderno, porém, deixa as formas frias que marcam outras tendências modernas. Em seus edifícios incorpora elementos clássicos, como colunas ou arcos, a pessoa que observa mesmo que leiga, tem a impressão de algo familiar e entendível. Em toda sua carreira, Bofill, foi premiado diversas vezes e no ano de 1985 foi eleito membro honorário do Instituto Americano de Arquitectos.
Principais Obras de Ricardo Bofill.
Moscow Agglomeration
2012, Moscow, Russia
Desigual Headquarters
2012, Barcelona, Spain
Karlin Event Hall
2011, Prague, Czech Republic
W Barcelona Hotel,
2009 - Barcelona, Catalonia, northeast Spain
LaZona Kawasaki Plaza
2006, Kawasaki, Japan
Place de l’Europe,
2003 - Luxembourg, Luxembourg
Shiseido Ginza
2001, Tokyo, Japan
Casablanca Twin Center
1998, Casablanca, Morocco
77 West Wacker Drive
1992 - Donnelley Building, Chicago, USA
Les Temples du Lac
1986, Saint-Quentin-en-Yvelines, França
Le Belvedere St. Christophe,
1985 - Cergy-Pontoise, Paris
Les Arcades Du Lac. Le Viaduto.
1982, Saint-Quentin-en-Yvelines, Paris
Walden-7
1975, Sant Just Desvern (Barcelona)
La Muralla Roja
1973, Calpe, Alicante, Espanha
OBRA EM DESTAQUE
(Projeto Escolhido)
Shiseido Building
O Shiseido fica localizado em Tóquio, mais precisamente no distrito de Ghinza. Foi construído para uma empresa de cosméticos renomada, cuja fundação é de 1872. Esta empresa foi a primeira farmacêutica do mundo Ocidental, onde com sua nova versão tem o simples gesto de mostrar a história da Shiseido Parlour e Shiseido Gallery, até a sua nova atualização.
Possui 56 metros de altura, e os andares são ligados por escadarias, que dão certa elegância ao local.
Sua fachada é um elemento simbólico, pois representa a cultura tradicional, juntamente com as novas tecnologias. Isso fica evidente através do material utilizado, como vidros, Aço, o concreto armado, e até mesmo a cor, que arremete à arquitetura moderna.
Em sua estrutura, há construção de restaurantes, galeria de arte, sala de conferências, loja, showroom, salão de chá, entre outros pavimentos.
Imagens do projeto
Croqui do projeto
Croqui com escala.
Modelo de croqui com vista para andar no subsolo.
Fachada.
Vista frontal.
Vista frontal e lateral.
Vista interna.
Vista interna
CONCLUSÃO
O incrível talento de Ricardo Bofill, em meio a arquitetura moderna, é claramente perceptível através de suas obras.
Ricardo Bofill construiu não somente uma carreira, mas uma herança para a geração que tem o privilegio de contemplar tamanha exuberância através de seus projetos.
Com a fundação do Taller de Arquitectura que tem alcançado grandes países, Bofill se tornou conhecido em todo mundo. Em 1985 foi eleito membro honorário do Instituto Americano de Arquitetos; e gradativamente vem deixando sua marca expressiva por onde passa.
Bibliografia
http://www.ricardobofill.com/EN/727/PROJECTS/Shiseido-Ginza.html
http://archinect.com/firms/project/31790/shiseido-building/75963181
http://europaconcorsi.com/projects/16938-Cultural-Center-Miguel-Delibes/images/515231
http://www.ricardobofill.com/EN/619/PROJECTS/Centro-Cultural-Miguel-Delibes-.html
http://www.world-architects.com/en/projects/39081_Miguel_Delibes_Cultural_Centerhttp://www.world-architects.com/en/ricardo-bofill
...