Lucro líquido da empresa
Projeto de pesquisa: Lucro líquido da empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: denisamaria • 12/4/2014 • Projeto de pesquisa • 2.437 Palavras (10 Páginas) • 365 Visualizações
ATIVIDADE PRATICA - JOGO DE NEGÓCIOS
GESTÃO DE UMA GRÁFICA
(Maximização do Lucro / Patrimônio Líquido)
Jogo Adaptado de Isao Yamamoto
Atualizado em 01 de março de 2002
Retirado de Apostila Finanças Corporativas FGV
1. OBJETIVO
O objetivo deste jogo é a maximização do lucro líquido (Patrimônio Líquido) da empresa através da administração eficiente de seus investimentos e financiamentos durante o período do jogo. O jogo tem dez períodos e o ambiente macroeconômico é estável e não inflacionário. O grupo que conseguir apresentar o maior volume do Patrimônio Líquido no final do jogo será o vencedor.
2. FORMAÇÃO DE GRUPO
O jogo será realizado em grupos.
Dependendo do número de alunos da turma, teremos entre 6 e 8 grupos, sendo que cada grupo terá, no máximo, 6 alunos.
Cada grupo escolherá um nome para sua empresa, que atuará no ramo de gráfica (editoração de livros, confecção de folhetos, encartes, etc.).
3. INVESTIMENTO INICIAL
Cada grupo iniciará o seu negócio através da aquisição obrigatória de uma velha gráfica localizada na periferia do Rio de Janeiro.
A gráfica é considerada como médio porte e a maquinaria é antiga, porém, em perfeita condição de uso. O dono da gráfica quer repassar o negócio por motivo de saúde.
A gráfica não possui nenhuma dívida fiscal nem trabalhista.
O valor da aquisição é de R$ 3.000.000 (três milhões de reais) à vista.
Você possui capital próprio no valor de R$ 2.400.000 (dois milhões e quatrocentos mil reais). Ou seja, o que falta deverá ser levantado no mercado financeiro ou no mercado de capitais.
A empresa começará com o capital social no valor de R$ 2.400.000.
A aquisição da gráfica principal acontece logo no primeiro período.
4. EXPANSÃO DO NEGÓCIO
Durante o período do jogo, além de manter a operação da gráfica principal, cada grupo tem as seguintes opções para expandir o seu negócio para atingir o objetivo do jogo:
• Compra de impressora nova com a marca “Solna” no valor de R$ 150.000 (cento e cinqüenta mil reais);
• Compra de impressora usada com a marca “Katu” no valor de R$ 100.000 (cem mil reais);
• Compra de gráfica de pequeno porte usada no valor de R$ 400.000 (quatrocentos mil reais);
• Modernização da gráfica principal;
• Aplicação financeira em títulos governamentais (sem risco) com remuneração pré-fixada.
Opções de Investimentos
Modernização Gráfica Principal Aplicação
Financeira
6 impressoras usadas “Katu”
10 impressoras 10 impressoras 3 gráficas de
usadas “Katu” novas “Solna” pequeno porte
5. GRÁFICA PRINCIPAL
Esta gráfica principal se compõe de seis impressoras com a marca “Katu” usadas. As impressoras estão totalmente depreciadas, porém, podem ser revendidas por $ 80.000 (oitenta mil reais) cada, em qualquer período com a exceção do primeiro período.
Se vender uma impressora “Katu” a receita de R$ 80.000 será considerada como receita não-operacional e fica sujeita a tributação do Imposto de Renda de 35%. Se algum grupo quiser, pode vender todas as seis impressoras.
O valor patrimonial de R$ 3.000.000 atribuído à gráfica principal se refere ao prédio em si e mantém o seu valor mesmo com a venda de impressoras “Katu”. A gráfica principal deverá ser mantida até o final do jogo.
6. MODERNIZAÇÃO DA GRÁFICA PRINCIPAL
As empresas podem fazer investimentos em modernização da gráfica principal. A modernização será feita por etapa. Há três fases no total e seus custos e benefícios são:
ETAPA CUSTO DE INVESTIMENTO BENEFÍCIOS GARANTIDOS
Primeira etapa R$ 40.000 Redução Custo Variável: 10%
Redução Custo Fixo: 5%
Segunda etapa R$ 60.000 Redução Custo Variável: 15%
Redução Custo Fixo: 10%
Terceira etapa R$ 80.000 Redução Custo Variável: 25%
Redução Custo Fixo: 20%
A modernização se refere às instalações físicas e ao processo produtivo da gráfica principal e o seu benefício será obtido através da redução dos custos variáveis e fixos somente sobre as seis impressoras originais com a marca “Katu”. Portanto, quem vende as impressoras “Katu” originais, a modernização perderá o sentido.
Os benefícios não são cumulativos. Quem faz até a segunda etapa de modernização gastará R$ 100.000 (cem mil reais) e será beneficiado pela redução do custo variável de 15% além da redução do custo fixo de 10%.
O valor de investimento realizado será agregado ao valor patrimonial residual de R$ 3.000.000 da gráfica principal. Cada 5% do custo de investimento deverá ser depreciado em cada período. As empresas podem fazer as primeiras duas etapas ou todas as etapas da modernização de uma só vez. Também, podem parar os seus processos de modernização em qualquer etapa.
7. DEMANDA
Devido à demanda limitada no mercado de gráfica, cada
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