MANIFESTAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA
Dissertações: MANIFESTAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: livitor • 8/5/2014 • 1.316 Palavras (6 Páginas) • 545 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Os protestos no Brasil em 2013 são varias manifestações populares por todo o país que inicialmente surgiram para contestar os aumentos nas tarifas de transportes e que ganharam grande apoio popular após a forte repressão policial contra as passeatas, levando grande parte da população a apoiar as mobilizações.
Atos semelhantes rapidamente começaram a se proliferar em diversas cidades e Estados do Brasil e do exterior em apoio aos protestos, passando a abranger uma grande variedade de temas, como os gastos públicos em grandes eventos esportivos internacionais, a má qualidade dos serviços públicos e a indignação com a corrupção em geral. Os protestos geraram grande repercussão nacional e internacional.
Muitas reflexão foram feitas, no sentido de tentar compreender tamanha modificação das pessoas talvez a maior da historia brasileira , considerando que modificações deste tipo não são muito comum no Brasil.
Diante disso tudo vamos abordar vários assuntos como:
• Importância das redes sociais nas manifestações.
• Manifestações populares.
• Manifestações recentes e antigas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 IMPORTÂNCIAS DAS REDES SOCIAIS NAS MANIFESTAÇÕES.
2.1.1 Internet nas manifestações.
Estamos passando por um momento histórico no Brasil, o momento que o povo está indo para as ruas, para reivindicar por seus direitos, por melhores condições de vida, por indicação, saúde e serviço publico de qualidades.
Promovidas inicialmente pelo movimento passe livre, as marchas foram iniciadas devido ao aumento abusivo nos transportes, mas imediatamente tomaram outro foco, lutar contra corrupção e a inflação excessiva nos serviços públicos em detrimento dos altos impostos pagos e da péssima qualidade dos mesmos.
As redes sociais têm assumido grande importância e influente em todo mundo. No Brasil elas cumprem função bastante relevante, consideradas como principal meio de articulação da sociedade para a realização das inúmeras manifestações populares que ocorrem no país.
Como a facilidade de hoje em dia em tirar fotos e postarem em redes sociais, muitos fatos aparecem primeiro no facebook, twitter e no instagram do que nos grandes veículos de imprensa, até porque, convenhamos, a quantidade de pessoas com smartphones hoje em dia é infinitamente maior do que a quantidade de repórteres. O avanço tecnológico se revelou como uma ferramenta primordial na organização dos movimentos nesse ano de 2013, algo inimaginável para o ano de 1880.
2.1.2 Poder das redes sócias no senário das manifestações brasileiras.
Com os estudos atuais, as mobilizações estão sendo no período entre 18 horas à 24 horas, horário em que as manifestações atingem o máximo de adesão nas ruas. Manifestantes divulgam em tempo real tudo que está acontecendo durante os protestos.
A importância das mídias digitais perante estas manifestações é bem clara e serve de ponto de discussões sendo construtivas na maioria das vezes.
Está é a hora de dirigir o real papel das redes sociais na sociedade atual, a pessoa que não compreender esse papel pode ficar a margem de uma grande transformação no comportamento social e consequentemente, distante da possibilidade de comunicação.
2.1.3 Internet como nova esfera publica e seu espaço na sociedade.
As novas formas de sociabilidade ganharam força com o surgimento de novas tecnologias. Os meios de comunicação também se transformam com os diversos meios de interatividade com o publico. A televisão, os rádios e os jornais impressos possuem agora vias de acesso, principalmente pelo telefone e internet, para que o leitor se comunique com o jornalista, as noticias e informações de tudo que acontece chegam rapidamente a população através do telefone celular (internet), que também serve como fonte de discussão e formação de opiniões.
Com a chegada da internet, muitos jornais que não tinha projeção começam a manifestar-se como fonte alternativa de informação.
Atualmente as pessoas que acessam a internet tem uma vasta opção de meios para obter a informação desejada, se inteirando de qualquer assunto, sem necessariamente ter que recorrer aos tradicionais veículos de comunicação, desta forma também é que ocorrem grandes manifestações, a população se comunica rapidamente e se mobiliza para reivindicar seus direitos.
2.2 MANIFESTAÇÕES POPULARES.
2.2.1 A revolta do vintém e as manifestações de 2013.
Punho politico, os grandes articuladores dos ditos movimentos sociais é o socialismo, e ele de fato tem sido desviado da grande busca pela igualdade e pela justiça social.
A ganância dos nossos políticos é o que prevalece, as negociatas e os enriquecimentos ilícitos, enquanto o discurso politico da igualdade é usado para ganhar o apoio popular.
Mas mesmo eles tentando ganhar o apoio popular com promessas, já não está, pois a população acordou, começou com manifestações com o nome de VEM PRA RUA com 80 milhões de impactados e O GIGANTE ACORDOU com 60 milhões de impactados.
2.3 MANIFESTAÇÕES RECENTES E ANTIGAS.
2.3.1
...