TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestação

Projeto de pesquisa: Manifestação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 6

TEMA DO TRABALHO

Utinga

MAIO/2013

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinasTeoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.

Prof. Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes, Wilson Sanches, Mônica Silva.

Universidade Norte do Paraná

Utinga-2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................

2. QUESTÕES PROPOSTAS.....................................................................................

3. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................. 4. CONCLUSÃO..........................................................................................................

5. REFERÊNCIAS.........................................................................................................

INTRODUÇÃO

O presente trabalho monográfico tem por tema retratar a importância do Freelancers nas grandes empresas. Nos tempos atuais, diminui cada vez mais aqueles que conseguem exercer de forma autônoma a sua profissão, sem vínculos empregatícios (não temos um estudo aprofundado sobre esse dado). O que se tem visto é uma crescente proletarização ou assalariamento desses profissionais. Não se têm estudos precisos, pesquisas que apontam qual ou quais profissões liberais ainda resistem ao assalariamento. No entanto, sabe-se que as categorias dos dentistas, corretores de imóveis, contadores, advogados e médicos, provavelmente nessa ordem inclusive, seriam as que ainda teriam uma substancial parcela de seus profissionais, ainda exercendo suas atividades como liberais e autônomos, ou trabalhadores de si próprio. Mas mesmo os médicos, advogados e dentistas – nessa ordem – que ainda mantêm seus consultórios e escritórios, mantêm também pelo menos um (ou às vezes mais de um) vínculo empregatício.

Os estatutos da CNPL, em seu artigo 1º, parágrafo único, assim define o profissional liberal: “é aquele legalmente habilitado a prestação de serviços de natureza técnico-científica de cunho profissional com a liberdade de execução que lhe é assegurada pelos princípios normativos de sua profissão, independentemente de vínculo da prestação de serviço”.

No Brasil, existem conquistas antigas, obtidas com muitas lutas, que são as regulamentações de profissões. Também aqui, algumas delas já ultrapassam a mais de oito décadas de existência, de forma que tais normas e leis estabelecem, entre tantas outras coisas, os pisos salariais profissionais, jornadas de trabalho, códigos de ética, condições para o exercício profissional, órgão fiscalizador da profissão (conselhos) etc.

QUESTÕE PROPOSTAS:

01. As organizações burocráticas seguem a lógica estatal, isto é, comandadas pelo Estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade. Já empresas como a IBM são transnacionais, obedecem apenas a lógica do capitalismo, não tem vínculos com o país que estão instaladas e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos: estão em busca de custos baixos e leis

02. A empresa Google é um site mais empresarial pois, dispõem ferramentas de busca, de localização e de finanças, como o pagamento via internet, uma dessas ferramenta dispõem de poder, compra pela internet.

O facebook é uma empresa para contatos com outras pessoas, divulgação e social pois é uma rede onde se comunicam, divulgam o que fazem.

03. A “a”, “b” e “c” são recurso argumentativos de prova concreta e “d” e “e” são recurso argumentativo de autoridade. A diferença é que o de prova concreta apresenta estatística e o de autoridade apresenta algo dito por alguém que seja especialista no assunto abordado.

04. Vantagens – tem tempo predeterminado para terminar, não tem descontos em seu pagamento (INSS, passagens, almoço). Pode–se trabalhar para várias pessoas (caso das diaristas e profissionais liberais) faz a própria jornada de trabalho (hoje eu vou trabalhar para fulano, amanhã não vou trabalhar, já no outro dia vou trabalhar para beltrano)

Desvantagens – não tem vinculo empregatício ( a priori). As pessoas não é assegurada pelas leis trabalhistas ( seguro desemprego), não tem garantia trabalhista (seguro maternidade, invalidez, auxilio doença) tem a quantia mínima certa mensal.

Existe dois lados da moeda para as duas hipóteses, mais de fato nota-se que o emprego temporário tem um prazo predeterminada a extinguir, ou seja, pós os objetivos dele ser alcançando se finda a relação jurídica empregado – empregador.

Mas, a prioridade dessa relação se findar-se à seguir as regras básicas asseguradas pela Constituição Federal.

No entanto, o individuo possui maior proteção quando ele trabalha de carteira assinada, pois, como exemplo: no caso de impossibilidade de trabalho de um individuo por uma doença que a deixa incapaz de continuar com suas atividades trabalhistas, ele estará protegido, ao contrario do individuo que trabalha temporário ou autônomo.

05. Elas apresentam lados bons e ruins. De um lado o trabalhador ganha com flexibilidade de carga e horário de trabalho, mas por outro lado pode perder todos os direitos como previdência, seguro desemprego, aviso prévio,dentre outros.

Para a empresa é vantajoso pois pode ser mais barato ter um trabalho freelancer.

Para o trabalhador é vantajoso pois pode levar a salários melhores, a desvantagem é a perda dos direitos da carteira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com