Marx
Artigos Científicos: Marx. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: denguinho33 • 13/5/2014 • 4.091 Palavras (17 Páginas) • 3.066 Visualizações
Fundamentos das Ciências Sociais 1º Período
Atividades Apostila 01 Pag = 75,76,89,90 e 91
1. Qual a influência das idéias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?
R: Suas idéias e teorias apoiavam-se na sua hipótese de seleção natural, que diz que as espécies que existem hoje, são aquelas que melhor se adaptam ao meio ambiente em que vivem, e foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos. O pensamento positivista tem como idéia a de que o homem é produto do seu meio social.
2. Como a idéia evolucionista da biologia transporta para as ciências sócias condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não-europeias com as quais entrarem em contato a partir do expansionismo imperialista?
R: Pensavam que existiam sociedades mais evoluídas que outras, que eles eram raças superiores, em razão disso escravizavam os outros especialmente os negros, e isso era a superioridade européia.
3. Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?
R: Os dois movimentos que Comte distinguiu na sociedade foram o dinâmico e o estático. O dinâmico seria responsável por levar as sociedades do estagio inferior para o estágio superior, com a evolução mais simples, transformando as sociedades, já o movimento estático, seria responsável pela preservação dos elementos responsáveis por garantir um bom funcionamento da sociedade capitalista, permanentes de toda organização social, estabelecendo condições a todos os indivíduos, garantindo o melhor funcionamento da sociedade.
4. Identifique e discuta as características do pensamento positivista presente nesse texto.
“Todos os diversos meios gerais de exploração racional, aplicáveis às investigações políticas, concorreram espontaneamente para estabelecer, de uma maneira igualmente decisiva, a inevitável tendência primitiva da humanidade a uma vida principalmente militar e seu destino final não menos irresistível a uma existência essencialmente industrial”.
R: É um pensamento positivista porque so pode afirmar que uma teoria é correta se ela for comprovada através de métodos científicos válidos já que progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos e dados concretos. O texto atenta para duas coisas fundamentais: o uso do racionalismo e a praticidade, muito ligada à vida militar, dando a entender que a união dessas práticas são fundamentais para o desenvolvimento.
5. Com base nas características do pensamento positivista, analise este texto de Comte:
“Nossa exploração histórica deverá ficar quase unicamente reduzida à seleção ou à vanguarda da humanidade, compreendendo a maior parte da raça branca ou as nações europeias e até limitando-nos, para maior precisão, sobre todos os tempos modernos, aos povos da Europa Central.”
R: O Positivismo surgindo na Europa foi melhor compreendido lá, Comte cursou a filosofia positivista na França, na Inglaterra também um forte racionalismo idealista, com o qual os empiristas ingleses tiveram que travar luta difícil, na Alemanha, o positivismo criou uma lateral ao racionalismo, desenvolvendo inclusive notoriamente a psicologia experimental e as ciências sociais em geral.
6. O texto a seguir é de autoria do filósofo social Le Bom e foi retirado de sua obra A multidão, escrita em 1895. Leia-o e responda a questão a seguir.
“Pelo mero fato de formar parte de uma multidão organizada, um homem desce vários degraus na escada da civilização. Isolado, ele poderá ser um individuo cultivando; na multidão, é um bárbaro – ou seja, uma criatura que age por instinto.”
a - Que característica do pensamento positivista-evolucionista pode ser encontrada no texto?
R: Classifica a multidão como um movimento que pode colocar em risco a ordem social.
7. Pesquisa em jornais.
8. Com base nas explicações do texto e em pesquisas adicionais em textos históricas, procure identificar as raízes positivistas do lema da bandeira brasileira: “ordem e progresso”.
R: Segundo Augusto Comte: "Nenhuma ordem legítima poderá daqui em diante estabelecer-se e, principalmente, durar, se não for plenamente compatível com o progresso. Nenhum grande progresso poderá se realizar eficazmente se não tender em última análise para a evidente consolidação da ordem”.
Porque nossa bandeira foi criada em cima do pensamento positivista de Comte que fazia parte da leitura obrigatória das pessoas comprometidas a mudar o regime de governo no Brasil,o lema “ Ordem e Progresso” foi idealizado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos ambos membros do pensamento positivista aqui no Brasil.
9. Vídeo.
10. Contextualização.
Compreensão de texto – pag 89,90 e 91
1. Segundo o texto, quais eram, para Durkheim, os objetivos da Sociologia?
R: A Sociologia deveria se preocupar em explicar a sociedade, encontrar soluções para vida social, comparar as sociedades e proceder a classificação das espécies sociais.
2. Como o texto descreve fato social, segundo a visão de Durkheim?
R: São três as características básicas que distinguem os fatos sociais: Coesão - a força que os fatos exercem sobre os indivíduos levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem independentemente de sua vontade e escolha. Essa coesão social é garantida por instrumentos de controle denominados ““ Sanções “- estas se apresentam de duas formas: sanções legais e sanções espontâneas”.
Legais: apresentam sob forma de lei e seu descumprimento resulta em repreensão por parte da sociedade a qual punirá seu transgressor. Ex: multa, prisão, etc.
Espontâneas: caracterizam-se pela adoção de conduta inapta ou rejeitada pela estrutura social. O indivíduo é punido socialmente por meio de ações espontâneas rejeitando explicitamente o comportamento inadequado. Ex: vaia, humilhação, etc.
Exterioridade: os fatos existem e atuam sob o indivíduo independentemente de sua vontade ou de sua
...