Midia e educação
Por: crisdccastro • 20/10/2015 • Trabalho acadêmico • 468 Palavras (2 Páginas) • 195 Visualizações
MÍDIA E EDUCAÇÃO: AS NOVAS TECNOLOGIAS NOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM
Os meios de comunicações sempre foram de grande importância para a divulgação de notícias e acontecimentos. Todos tiverem seu período de auge. O rádio, a TV, o telefone convencional, o telefone celular e a internet. Todos eles tiveram e tem uma grande importância para a educação.
A TV é um veículo de grande penetrabilidade nos nossos lares. Sua linguagem é altamente atrativa, a imagem que nos prende a atenção, o texto verbal. Só que ela não propicia interatividade de forma plena. A ideia da imagem associada ao verbal nos seduz.
Quando a TV surgiu, a promessa é que ela serviria para entreter, informar e ensinar. Todos os objetivos foram alcançados, mas o educar ficou a desejar, pois a TV é antes de tudo, um veículo comercial, precisa ganhar dinheiro. A maior audiência fica com o sensacionalismo, novelas, programas de auditório, programas esses que geram lucro. O que devemos pensar é que, o lucro constante pode acabar com o valor educativo.
A legislação obriga a TV a cumprir horas de conteúdos educativos. Os horários que são destinados a educação ficam pra madrugada, horários ruins, onde pouquíssimos assistem.
Já a internet nos traz outro cenário, algo extraordinário, no que diz respeito a informação. Ela está muito a frente dos demais veículos de informação. É mais rápida, mais barata e tem um grande poder revolucionário. Nunca se teve tanto informação dentro de nossos lares. Mas é preciso filtrar as informações que adquirimos com o uso da internet. Pra educação essa informação deve ser relevante, precisamos saber o que partilhar e o que compartilhar.
Nas escolas, surgem dúvidas em relação ao uso desta ferramenta. O celular também entra neste debate. Podemos incluí-los como ferramenta de ensino? Sabemos que existem legislações a serem seguidas, seja do estado, município ou da própria instituição de ensino.
A opinião de muitos, e a minha também, é que a escola precisa repensar a maneira como passa o ensino e o conhecimento. Estamos no século XXI, e muitos métodos ainda tem características ultrapassadas, desmotivando o aluno. A escola precisa ser um lugar agradável, com aprendizagem e métodos agradáveis. A internet e o celular nas salas de aula tem esse poder.
A internet faz parte da vida de todos, inclusive das crianças. É um turbilhão de informação, diversão, conhecimentos. Quando se vai a escola, parece que esse mundo virtual e sem limites fica do lado de fora, tornando tudo mais chato e desagradável. Unindo esses dois mundos tornaria essa situação bem mais satisfatória.
Mas como unir isso? Como aprender com tecnologias que vão se tornando cada vez mais sofisticadas, mais desafiadoras? A internet não pode ser vista como uma solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas ela pode ser uma facilitadora.
...