Minerais
Tese: Minerais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Damascenodad • 10/11/2013 • Tese • 742 Palavras (3 Páginas) • 303 Visualizações
Trabalho
De
Nutrição
Grupo 4
Alunas:
Aline, Érica, Karine, Pamella, Priscila.
Tema:
Sais minerais
Enfermagem 2° c
Sais minerais
Conceito
Funcionam como "co-fatores" do metabolismo no organismo. Sem eles as reações metabólicas ficariam tão lentas que não seriam efetivas. Os sais minerais desempenham funções vitais em nosso corpo como manter o equilíbrio de fluidos, controlar a contração muscular, carregar oxigênio para a musculatura e regular o metabolismo energético.
Ferro
Importância:
Ferro é um componente fundamental da hemoglobina e de algumas enzimas do sistema respiratório. A deficiência deste mineral resulta em anemia.
A ferritina carrega o ferro e o oxigênio para o sangue ajudando na respiração celular.
Importante saber que sem a vitamina C, a quantidade de ferro obtida pela ingestão de vegetais é irrisória.
Fontes:
Carnes, porco, frango, peixe, ovos, legumes.
Estrutura:
Fe
Cálcio
Importância:
O cálcio é essencial para a transmissão nervosa, coagulação do sangue e contração muscular; atua também na respiração celular, além de garantir uma boa formação e manutenção de ossos e dentes. Por sua presença na formação óssea o cálcio é um dos elementos mais abundantes no corpo humano.
Fontes:
Laticínios: leite iogurte e queijos; peixes ósseos, legumes, brócolis, repolho.
Estrutura:
Ca
Potássio
Importância:
Este mineral é um eletrólito importante para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo. Sintomas de deficiência de potássio incluem fraqueza muscular, desorientação e fadiga.
Fontes:
Vários alimentos frescos como: carne, leite, frutas, legumes, batatas e alimentos de grãos integrais.
Estrutura:
K
Sódio
Importância:
Este mineral é um eletrólito importante para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo. Importante lembrar que muito sódio na dieta pode levar à hipertensão em pessoas com predisposição genética.
Fontes:
Sal, azeite e alimentos processados.
Estrutura:
Na
A bomba de sódio e potássio, faz com que ambos tenham valor diferente dentro e fora da célula, levando 3 sódio para o meio externo e 2 potássios para o meio interno, gastando um ATP como energia, e deixando assim o meio interno (-) e o meio externo (+) da membrana plasmática.
VITAMINAS
Grupo 5
Conceito:
As vitaminas são potentes compostos orgânicos que ocorrem em baixas concentrações nos alimentos, desempenhando funções vitais e específicas nas células e nos tecidos dos organismos.
São classificados em dois grandes grupos: Vitaminas lipossolúveis, isto é, solúveis em lipídios, fazem parte desse grupo as vitaminas A, E, K e D (mais na apresentação demos mais ênfase nas vitaminas A e E); Vitaminas hidrossolúveis são solúveis em água, dentre essas vitaminas estão às vitaminas C, B6, B12.
Importância:
Vitamina A Suas principais funções estão ligadas ao crescimento, à integridade dos epitélios, à visão, à reprodução e à dentição;
Vitamina C Antioxidante potente, a qual age diminuindo o estresse oxidativo, utilizados no tratamento de estados gripais; Tem alto poder antioxidante no combate aos radicais livres, que promovem o envelhecimento celular orgânica, Sua carência provoca
...