Modelo de ação Albert Hirschman
Artigo: Modelo de ação Albert Hirschman. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kahschetz • 30/7/2014 • Artigo • 288 Palavras (2 Páginas) • 228 Visualizações
A comunicação é um fator essencial nas organizações, e acontece de múltiplas e variadas formas, como uma estrutura de rede, proporcionando a sociabilidade entre os trabalhadores e também entre a empresa e os trabalhadores.
Albert Hirschman desenvolveu um modelo de ação, onde os membros de uma organização, seja uma empresa, uma nação ou qualquer outra forma de agrupamento humano, tem essencialmente duas respostas possíveis quando percebem que a organização está demonstrando uma redução na qualidade ou qualquer outro problema: eles podem sair (exit) (retirar-se do relacionamento); ou, eles podem expressar (voice) (tentativa de reparar ou melhorar o relacionamento através da comunicação da reclamação, queixa ou proposta de mudança). Por exemplo, os cidadãos de um país podem responder à crescente repressão política de duas maneiras: emigrar ou protestar. Da mesma forma, os funcionários podem optar por parar seu trabalho desagradável, ou expressar as suas preocupações em um esforço para melhorar a situação. Clientes insatisfeitos podem conversar com o gerente, ou optar por comprar em outro lugar.
No exit o trabalhador abandona a cena, ou seja, se não esta satisfeito com a situação ele muda de empresa, ou abandona o problema.
Já a voice é divida em duas modalidades, onde a voz pode circular primeiro horizontalmente, sob a forma de trocas informais entre os grupos de trabalhadores, independente do nível hierárquico.
E também sob a forma vertical dos organogramas e dos procedimentos de negociação entre os representantes dos cargos mais altos dos diversos níveis hierárquicos.
As trocas horizontais são fundamentais para o bom funcionamento da comunicação vertical.
Segundo Hirschmann, as trocas verticais é cortada dos trabalhadores e é incapaz de responder as dificuldades que podem surgir, desta forma as trocas horizontais ficam favorecidas em todos os modelos organizacionais, independente das desordens existentes.
...