Modelos De Admnistração
Artigos Científicos: Modelos De Admnistração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MLAS • 13/4/2014 • 1.476 Palavras (6 Páginas) • 200 Visualizações
ADMNISTRAÇÃO SOCIAL
O PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL TEM DE SER UM PROFISSIONAL - CHA
C- CONHECIMENTO
H- HABILIDADE - SABER PLANEJAR E FAZER
A- ATITUDE- fazer
Enfim fazer o seu trabalho nas empresas publicas, privadas ou de terceiro setor que são as ongs - organizações não governamentais
MODELOS ORGANIZACIONAIS E TEORIAS GERENCIAIS
Estes modelos de como se organiza uma empresa e essas teorias de como se gerencia as empresas são baseados em experiências que deram certo a partir do século XX
VAMOS LÁ, o primeiro modelo é o
I-MODELO DA ADMNISTRAÇÃO CIENTÍFICA- está ligado À TEORIA CLÁSSICA
O modelo da Administração Científica tem suas origens em Descartes no apogeu do Racionalismo, advento das máquinas. Os que primeiro estudaram a racionalização do trabalho, ficaram conhecidos como No início do século XX surgem os pioneiros da racionalização do trabalho e, como fundadores da Escola de Administração Científica ou Escola Clássica:
“ Alguém será um bom administrador à medida que planejar cuidadosamente seus passos, organizar e coordenar racionalmente as atividades de seus subordinados e souber comandar e controlar suas atividades”
Surge aqui o "Homo Economicus que significa que o homem é um ser eminentemente racional e ao tomar uma decisão conhece todos os cursos de ação e as consequências da opção que fizer”.
O administrador vai achar a maneira certa de fazer e o homem certo que vai fazer
Nesse modelo há incentivo monetário para uma produção e o administrador não se preocupa com os problemas pessoais do trabalhador e ele tem de criar uma estrutura ideal
Nomes desse modelo
Frederic Taylor - engenheiro, foi mestre de fábrica defendia a racionalidade do trabalho
Henri Fayol estabeleceu os princípio da boa administração
E também HENRY FORD da marca de carros FORD
II- Modelo ; MODELO DAS RELAÇOES HUMANAS
Os Administradores perceberam que o método antigo era muito rígido e para amenizar isto criaram este modelo que diz que mais importante que o indivíduo é o grupo, ou seja o trabalho em equipe
NO LUGAR DO HOMUM ECONOMICUS TEMOS O HOMUS SOCIAL
Agora o homem não pode ser considerado uma máquina ele precisa de afeto, reconhecimento, segurança, aprovação social, prestígio o homem deve participar das decisões do seu trabalho , desde que isso dê resultado ou seja há restrições nesta participação, que haja resultado
Houve uma experiência chamada – experiência de Hawtorne
Hawtorne é uma cidade de Chigago, nos Estados Unidos, em que havia uma fábrica em que os administradores não tinham grandes problemas com seus funcionários mas aceitaram fazer esta experiência para analisar o resultado .Constou a experiência de separar os trabalhadores em dois grupos, no primeiro grupo as pessoas foram colocadas a realizar uma tarefa numa sala de iluminação fixa e na outra sala a iluminação era variável e toda vez que a luz aumentava as pessoas se sentiam obrigadas a produzir mais e produziam. A conclusão é que o trabalhador produz mais quando percebe que a empresa dá valor a ele - uma reação psicológica.
III-MODELO DE ADMNISTRAÇÃO BUROCRÁTICA
Ou a racionalidade limitada
Esse modelo considera a Teoria Clássica muito mecânica, ou seja as pessoas são consideradas máquinas e a Teoria das Relações Humanas muito romântica e ingênua e que nenhuma das duas orientava o trabalho do administrador Baseados em Max Weber, estudiosos se inspiraram para essa nova teoria da organização que é o MODELO DA TEORIA DA BUROCRATIZAÇÃO. Aqui a racionalidade é usada para achar os meios. para se alcançar os objetivos.
Para Max Weber, as organizações precisam de normas e regulamentos exaustivos; divisão do trabalho com cargos definidos; desempenho estabelecido por padrões e procedimentos definidos; hierarquia pré-estabelecida; autoridade única do superior; seleção e promoção através da competência técnica; profissionalização das pessoas.
Consequência: Se pode prever o comportamento humano e o desempenho é padronizado. O administrador ao decidir ele leva em conta se isso é possível fazer por ele e pelas pessoas envolvidas.
São importantes as normas , a hierarquia da autoridade- ou seja sempre tem um chefe acima de outro chefe, - as rotinas padronizadas ,e a competência técnica.
Os principais formuladores desse modelo são:
Herbert Simon - O maior expoente deste modelo apresenta o Comportamento Administrativo.
Chester Barnard –a tomada de decisões é o centro da administração e lança o conceto de autoridade.
4 º MODELO- MODELO DE ADMNISTRAÇÃO POR OBJETIVOS- APO
- muito dinâmico , com planos de salários e carreira que se chega quando se atinge o OBJETIVO
A preocupação agora não é como se faz ou seja os meios e os processo, a preocupação agora são os resultados ou seja os fins. Estamos na Teoria Neoclássica que tem um espírito democrático . PETER DRUCKER em 1954 foi considerado o criador da APO.
O ambiente que o gerente trabalha é exigente e compensador pois a empresa procura ajuda-lo no que ele precisa para chegar aos resultados. Os gerentes superiores especificam as áreas de responsabilidade, os resultados que se tem de alcançar, ajudar e guiam as operações de cada um dos seus membros.
Então é o seguinte:
os gerentes superiores revisam e criticam os planos e estratégia da empresas, criam um plano de melhoria, dão as condições para se atingir os resultados , dão liberdade ao gerente, informam com frequência de forma dinâmica, avaliam o desempenho dos gerentes, ajudam esses gerentes a superarem seus pontos fracos e a aceitarem que precisam se desenvolver.
Ou seja. Temos de atingir este objetivo, voc~e é responsável por esta área, eu te ajudo
...