O CONTEXTO EMPRESARIAL
Exames: O CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: PHWEB2013 • 15/11/2013 • 2.501 Palavras (11 Páginas) • 188 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 A CONTRIBUIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS 4
3 A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL 6
4 A IMPORTÃNCIA DA CONTABILIDADE PARA GESTÃO EMPRESARIAL 9
5 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é conhecer o contexto empresarial com base nos conceitos de funções administrativas, o crescimento da sustentabilidade empresarial e os benefícios da contabilidade para a gestão empresarial.
Temos as funções administrativas que na atualidade são vistas como o motor de uma organização, cuja responsabilidade é de planejar, organizar, dirigir e controlar, a fim de auxiliar o gestor em suas decisões, embasado nas teorias e Fayol e Taylor, grandes mentores da administração.
Sabe-se que o mundo corporativo a sustentabilidade além de conservar o meio ambiente além de ser um negócio lucrativo nas organizações, gera uma boa imagem além da comtemplar a credibilidade, tendo em vista que o consumidor está cada vez mais exigente, dando preferência à empresa sustentável.
A contabilidade entra como um grande aliado para a gestão empresarial, no objetivo de mostrar que o seu objetivo é de somar nos resultados e quebrar o paradigma que defende a atividade contábil como uma exigência por parte da lei, tendo em vista que suas informações são de vital importância para o crescimento das organizações deixando de ser somente um simples setor dentro da empresa e sim um departamento que de forma objetiva apresenta os resultados através das ferramentas de demonstração de resultados.
2 A CONTRIBUIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS
Henry Fayol, nascido em 1841, na Constantinopla, foi a primeira pessoa a conceituar as funções administrativas e fundar a teoria clássica. Graduou-se como engenheiro de minas aos seus 19 anos, logo após, começou a trabalhar em uma mineradora: a S.A. Commentry-Fourchambault. Dedicou sua vida toda trabalhando nesta empresa, onde acabou ocupando o cargo de gerente de um grupo de minas após seis anos. Em 1888 a empresa passava por uma grande crise. Fayol foi nomeado diretor geral e em pouco tempo reergueu-a.
Naquele tempo, Frederick Winslow Taylor já era conhecido como o “pai da administração científica”. Diferente dele, Fayol resolvia os problemas das organizações a partir da ótica do nível diretivo, ou seja, de cima para baixo. Além disso, trabalhava todos os níveis de organizações em qualquer que fosse a empresa. Já Taylor, voltava seus estudos apenas para o nível operacional.
Fayol publicou um livro em 1916, conhecido como administração industrial e geral, onde enfatizava a gerência, e que acabou sendo um marco na história do pensamento gerencial.
Segundo Fayol:
Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Prever é perscrutar o futuro e traçar o programa de ação; organizar é constituir o duplo organismo, material e social, da empresa; comandar é dirigir o pessoal; coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e esforços; controlar é velar para que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
Suas funções administrativas são utilizadas até os dias atuais e são à base de pesquisas, sendo utilizados muito mais do que as de Taylor, porém ao decorrer do tempo sofreram algumas mudanças.
Essas mudanças foram se aperfeiçoando a partir do pensamento de Fayol. Veja como elas eram apresentadas por cada autor que fez parte dessas mudanças:
- Fayol: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
- Gulick: planejamento, previsão, organização, administração do pessoal, direção, coordenação e controle.
- Urwick: investigação, previsão, planejamento, organização, comando, direção, coordenação, informação e orçamento.
- Koontz e o’ donnell: planejamento, organização, designação do pessoal, direção e controle.
-Newman: planejamento, organização, liderança e controle.
- Dale: planejamento, organização, direção e controle.
Atualmente realizadas através de planejamento, organização, direção (ou liderança) e controle, as funções administrativas têm como principal tarefa alcançar os resultados de uma organização por meio de um administrador, e é por meio dessas funções que o processo administrativo é constituído.
Processo administrativo são todos os planos que se tem a uma organização. Para que ocorra o processo administrativo devem-se organizar os recursos necessários e analisar como está o processo para realização de seu plano, assim verá se seus objetivos estão sendo alcançados.
Estes processos são realizados através dessas quatro funções básicas da administração:
Planejamento: é a principal função da administração, pois é através dele que uma empresa irá se preparar e traçar todos os seus objetivos e suas metas para o desempenho futuro da mesma. É através do planejamento que o sucesso de uma ação irá ser definido. .
O planejamento pode ser definido por níveis diferentes, que são o estratégico, o tático e o operacional. No planejamento estratégico as decisões são tomadas a partir dos objetivos gerais de uma empresa, onde geralmente é realizado em longo prazo, buscando a posição da mesma no ambiente. O planejamento tático utiliza do estratégico como base. Nele, os detalhes dos objetivos gerais de uma empresa são específicos de como serão alcançados. Diferente do estratégico, o planejamento tático é realizado em curto prazo. O planejamento operacional é o que tem menor peso entre os três, pois nele serão utilizado procedimentos específicos para as partes mais inferiores das empresas. Também é realizado em curto prazo.
Organização: seu trabalho é reunir e coordenar todos os recursos que serão precisos para que os objetivos de uma empresa sejam alcançados. Nela serão designadas as tarefas de cada pessoa e os departamentos que essas tarefas serão dividas. É a parte
...