O Comportamento Organizacional Liderança nas Organizações
Por: Oade Paz • 28/4/2019 • Trabalho acadêmico • 691 Palavras (3 Páginas) • 146 Visualizações
PORTIFÓLIO Comportamento Organizacional
Liderança nas Organizações
Liderança é uma influência interpessoal exercida em um determinado contexto. Trata-se de um fenômeno social, uma capacidade de influenciar as pessoas por meio de ideias, exemplos e ações e fazer com que atinjam metas propostas ou passem a acreditar em crenças ou conceitos. Em todas as organizações a liderança é um processo chave, e o gestor deve ser um líder para os seus subordinados, deve influenciá-los para que ajam de uma maneira intencional. O líder realiza indagações objetivando novas ideias e feedback. O papel de liderança apareceu em destaque nos experimentos de Hawthorne, realizados por Elton Mayor. O líder é responsável pela promoção das características psicológicas dos indivíduos.
No nosso estudo vamos desenvolver um pouco sobre Teorias da Liderança:
Teorias dos traços de liderança – essas teorias afirmam que os traços físicos, sociais, intelectuais ou de personalidade, anuncia sobre o líder, com isso identificando pessoas que são líderes e os não líderes. Outro traço que indica um bom líder é sua inteligência emocional, pois proporciona para esse o desenvolvimento da empatia.
Teorias comportamentais – essa teoria aprofundou-se em pesquisas sobre liderança, para entender sobre o comportamento do líder. Concluiu que é possível treinar pessoas para serem líderes e que os seus comportamentos sugerem líderes e não líderes.
Pesquisas sobre liderança pretenderam descobrir se havia algo específico na maneira como os líderes se comportavam. Essas teorias sugerem que é possível treinar pessoas para serem líderes e propõem que comportamentos específicos diferenciam os líderes dos não líderes.
Para essa teoria são duas as importantes categorias de comportamento para o líder:
• Estrutura de iniciação: grau em que um líder é capaz de definir e estruturar o próprio papel e o de seus funcionários na busca do alcance dos objetivos.
• Consideração: grau em que um líder é capaz de manter relacionamentos de trabalho caracterizados por confiança mútua, respeito às ideias dos funcionários e cuidado com os sentimentos deles.
Modelos de liderança
Liderança Autocrática : nesse modelo de liderança o controle está na mão do líder, ele é o responsável por toda a tomada de decisão, portanto, não procura a opinião dos seus liderados. As suas decisões são baseadas em suas próprias ideias e julgamentos, não aceitando conselhos dos liderados. O líder autocrata tem o controle absoluto da sua equipe.
Esse modelo de liderança, não permite a participação da equipe e o líder costuma oprimir os seus subordinados. O líder conduz o processo com energia e vigor, mas não valoriza as
competências, conhecimentos e resultados dos seus liderados, faz cobranças excessivas, causando desconforto na equipe.
Características do líder autocrata:
Dominador
Emite ordens e espera obediência plena e cega
...