O Conjunto humano, um território e um poder político
Por: fhch • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 765 Palavras (4 Páginas) • 122 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] |
|
Unidade de Aprendizagem: Administração Pública Gerencial
Curso: Segurança Pública
Professor: Rosa Beatriz Madruga Pinheiro
Nome do aluno:
Data: 14/092014
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. De acordo com Verbo (1968) o Estado é "um conjunto humano, um território e um poder político juridicamente orientado para objetivos de interesse público".
Com base nesta definição, apresente exemplos para cada uma destas partes componentes do Estado. (nota máxima 2,5)
Um conjunto humano são todas as pessoas que compõem o Estado, é o povo.
Um território é o espaço físico que abriga o povo, por exemplo os estados que integram nosso país.
Poder político são os governantes que farão a organização da sociedade, buscando o bem comum para os que vivem naquele território.
2. No sistema feudal, o modo de organização econômica, política, social e cultural baseou-se na posse da terra. Nesse contexto, intensificou-se a obrigação servil. Como uma das bases do sistema feudal, as relações sociais eram bastante hierarquizadas. Quem nascia servo ou senhor, assim se mantinha por toda a vida (imobilidade social).
Com base neste contexto, apresente um exemplo de sociedade atual que mantém este sistema de relações sociais e apresente vantagens e desvantagens do mesmo. (nota máxima 2,5)
Nos dias atuais podemos perceber que as pessoas estão na base da nossa sociedade, que possuem uma condição econômica menos favorecida, dificilmente terão uma melhora significativa da sua situação social. Além da condição cultural do meio em que vivem e a dificuldade à educação, somada aos programas sociais assistencialistas que com “migalhas” mantém o controle dessas pessoas vítimas da sociedade .
Vantagem para os que estão no topo da pirâmide , sendo fácil a manipulação da massa de manobra e assim os ricos ficando mais ricos e os pobres com dificuldade de mudar sua atual condição.
Desvantagem é a baixa cultura e qualificação profissional e assim dificultando o crescimento econômico, apesar de que no capitalismo existe uma maior mobilidade social ao contrário do feudalismo, mas ainda vemos como no feudalismo o poder econômico concentrado nas mãos dos senhores feudais e hoje no capitalismo nas mãos da burguesia.
3. Leia a seguinte afirmação:
"A principal característica do Segundo Reinado (que durou 50 anos: 1840-1889), foi a alternância entre conservadores e liberais no poder. Assim era que, uma vez os liberais assumindo o poder, estes se tornaram conservadores" (KEHRIG, 2010, p. 69).
Com base na afirmação, faça uma análise crítica da mesma, relacionando com a realidade contemporânea e apresente exemplos. Resposta em, no máximo, 20 linhas. (nota máxima 3,0)
Analisando essa alternância entre conservadores e liberais, podemos claramente relacionar aos dias atuais.
...