O Consumismo
Por: PauloHRod • 19/6/2017 • Dissertação • 422 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
O consumismo é algo enraizado em nossa sociedade capitalista, é um modo de vida orientado pelo consumo que leva o indivíduo a comprar de forma ilimitada e sem necessidade, por exemplo, serviços e mercadorias que não são realmente necessários em razão do valor do simbólico “status”, frequentemente atribuídos pelos meios de comunicação, esse desejo é comum num sistema que é dominado pela ordem material e social.
Existe uma diferença entre o consumista e o consumidor, o consumista compra compulsivamente não por uma necessidade objetiva, mas pelo simples fato de possuir movidos pela propaganda já o consumidor compra as mercadorias e os serviços de que necessita para a sua existência. Esse consumo descontrolado resulta numa necessidade intensa de produção o que gera empregos e aumenta o dinheiro disponível na economia, consequentemente, a um aumento da extração de matérias-primas e do consumo de energia, muitas vezes, de fontes não renováveis. Isso nos leva a uma perda de valores e bons hábitos uma vez que as pessoas passam a ser privilegiadas pelos bens que possuem e não por suas qualidades. As propagandas são extremamente importantes para o capitalismo, pois o poder da mídia atualmente é enorme, e se as pessoas assistirem os comerciais e fizerem o que lá diz, isso pode proporcionar uma satisfação pessoal, por estar participando de um grupo (estar na “moda”).
O consumismo vem se tornando um grande inimigo do meio ambiente, o lixo e os resíduos de produtos descartados vêm causando grandes danos ambientais, principalmente nas grandes cidades. É necessário retirar matérias primas da natureza, fabricar e transportar materiais, fazer grande uso de energia elétrica e de água, entre outros tudo isso, gera emissão de gases poluentes, degradação e devastação ambiental, poluição geral e, consequentemente, a destruição de ecossistemas. Sem contar que a grande quantidade de opções e a alta tecnologia vêm tornando cada vez mais obsoletos os produtos e os resíduos eletrônicos só aumentam cada vez mais.
Estamos vivendo em uma sociedade que manipula os padrões de vida, de consumo e até de beleza, que não permite o individuo ser quem ele realmente é, assim vivemos insatisfeitos e alienados. Podemos perceber também que com o avanço da publicidade e o avanço econômico, até os aspectos positivos do consumismo são ruins, pois com uma boa publicidade nunca saberemos se aquilo que a mídia nos diz é real ou se foi mascarado para atender interesses políticos e econômicos, até mesmo se o país torna-se uma grande potência a partir do consumismo, ele se tornara dependente do consumo sem poder resolver problemas ambientais.
...