O Contexto Empresarial
Trabalho Escolar: O Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nine29 • 27/9/2013 • 778 Palavras (4 Páginas) • 174 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 Conceitos de Funções Administrativas 4
2.1 Principais Avanços ao Longo do tempo 4
3 Conceito de Patrimônio 4
4Análise de Mercado 5
4.1 Demanda, oferta e equilíbrio de mercado 5
4.2Estruturas de mercado 5
5Contabilidade Social como ferramenta de informação para a responsabilidade social 6
6 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
No texto a seguir,poderemos entender melhor o contexto empresarial, de onde surgiu, como é constituído, conceitos e funções administrativas.
Teremos uma visão clara sobre como a contabilidade pode contribuir parao desempenho das empresas.
2.CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Paulo Sertek (2007) resume muito bem o fato de administrar sendo o ato de organizar, estruturar, liderar, planejar e controlar de uma forma hábil e eficaz para que se alcancem os objetivos dentro de uma empresa.
Um dos primeiros a definir as funções de um administrador foi o Henri Fayol (1916), ele escreveu cinco elementos fundamentais que todo o administrador deveria dominar são: previsão, organização, coordenação, comando e controle, usados até o dia de hoje. Além dele podemos citar também o Frederick Taylor, Henry Ford, Max Weber e também o Peter Drucker que foi um dos maiores nomes dentro da administração apresentando a seguinte tese "Administração significa tarefas e é sinônimo de disciplina, mas também significa seres humanos. Toda realização da administração é também a realização de um dirigente. Todo fracasso representa o fracasso de um dirigente. As pessoas administram não as forças ou os fatos. A visão, a dedicação e a integridade dos gerentes determinam se existe uma administração ou um mau gerenciamento.”
2.1.PRINCIPAIS AVANÇOS AO LONGO DO TEMPO
Com passar do tempo surgiram novos desafios e com isso mais teorias como a de Lewin na década de 30, que criou uma psicologia dinâmica e articulada entre os grupos. O Herzberge apostava nos fatores de higiene e motivação, enquanto o Maslow dizia que tudo dependia da hierarquia das necessidades, encontramos também as teorias de As teorias X e Y de Douglas McGregor, onde X são as deficiências e Y a satisfação, temos também O “Grid” gerencial de Blake e Mouton
que diz que tudo está relacionado a eficiência mais a eficácia, e por ultimo o Michael Hamer criador da reengenharia que adota um novo modelo empresarial deixando o velho de lado criando uma nova espécie de empresa a partir do século XIX (José Manuel da Costa,2009).
3. CONCEITO DE PATRIMÔNIO
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações que podem ser de aspecto qualitativo e quantitativo. Podemos citar três autores importantes como Frei Luca Pacioli chamados por muitos como " o pai da contabilidade", criador das partidas dobradas, temos também os contadores Francisco D’Auria e Frederico Herrmann Junior que se destacaram pelo estudo do patrimônio e suas mutações.
FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS
Recursos podem ser financiamentos ou seja o capital de terceiros e investimentos que é um capital social, investidos em uma determinada empresa, que constam do balanço, representando assim, o capital de giro da mesma. (Paulo Sertek, 2007).
4. ANÁLISE DE
...