O Diagnostico Institucional
Por: Paula Francinete • 16/5/2017 • Projeto de pesquisa • 1.623 Palavras (7 Páginas) • 250 Visualizações
1- DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
- Identificação doCampo:
- Nome daorganização: Movimento Pró - Criança
- Endereçocompleto: Rua do Coelhos, nº 317, Bairro: Boa Vista, Cidade: Recife – PE, CEP: 50070-550.
- Telefone: (81) 3412-8952.
- E-mail:mpc.movimentoprocrianca@gmail.com
1.2 Identificação do Supervisor de Campo
- Nome daSupervisora: Ana Paula Fonseca Silva de Melo
- Nº doCRESS: Cress/PE 5810 – 4ª Região
- E-mail: anapaulafs.melo@hotmail.com
1.3 Descrição geral docampo:
Movimento Pró- Criança (MPC) foi fundado em 27 de julho de 1993, por D. José Cardoso Sobrinho, é uma entidade sem fins lucrativos, ligada à Arquidiocese de Olinda e Recife, que tem como missão de promover o direito à cidadania de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, na competência dos municípios que compõem a Arquidiocese ou a quem está a conceder, através de educação complementar e de inclusão social. Os valores norteadores da instituição são:
- Formação Integral;
- Cidadania;
- Compromisso com Diversidade;
- Inovação
- Compromisso com o Coletivo;
- Profissionalismo e Competência;
- Credibilidade;
- Sustentabilidade /Cooperação /Ética /Solidariedade;
- Justiça Social.
1.4 Finalidades e objetivos na instituição:
As finalidades são alcançadas através da educação complementar tendo como propósito de fortalecer os vínculos familiares e sociais através do protagonismo de seus usuários. Já o objetivo é desenvolver suas potencialidades e formação cidadã.
1.5 Demandas atendidas pela instituição:
O estabelecimento desenvolve atividades complementares e projetos em diversas áreas de educação, esporte e empregabilidade. Essas atividades são realizadas, por meio de cursos, oficinas e apresentações, sendo elas:
- Programa Letramento (Como atividade complementares).
- Formação religiosa, através da catequese e da evangelização.
- Criar e Brincar (atividade complementar)
- Formação em Judô.
- Formação Canto Coral.
- Ser e Conviver ( desenvolvida pelo psicosocial).
- Projetos Mão de Mães (capacitação das mães dos educandos).
- Projeto Alimentação Sustentável (direitos promovidos para criança, adolescentes e jovens com qualidade de vida).
- Preparação para o trabalho do NID (NÚCLEO DE INCLUSÃO SOCIAL) Iniciação á Informática, Introdução à Design Gráfico e Manutenção de Computadores destinado a adolescente a partir dos 13 anos.
- Preparação para trabalho do COLETIVO JOVEM- O Coletivo Jovem, projeto patrocinado pela Coca-Cola, voltados para a área de Marketing e Vendas; Comunicação e Tecnologia; e Produção de Eventos. Destinado a adolescentes e jovens com faixa etária entre 16 a 25 anos.
1.6 Principais características da população atendidas pelainstituição:
O público alvo atendido pelo MPC são crianças, jovens, adolescentes e seus familiares que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica, fragilização de vínculos afetivos e dificuldade de acesso a rede socioassistencial.
1.7 Estrutura e Funcionamento da organização:
Para melhor desenvolver as ações, a instituição mantém três unidades de atendimentos, sendo elas situadas no Recife, nos bairros da Boa Vista (Sede), Recife Antigo(Espaço Maria Helena Marinho), e na outra cidade de Jaboatão dos Guararapes, no bairro de Piedade. As execuções são embasadas pela ECA (Estatuto da Criança e do adolescente), LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) .
A Estrutura física dispõem de recepção, sala de atendimento dos técnicos, sala da coordenação, banheiros, biblioteca, sala para os alunos do NID e também do Coletivo Jovem, cozinha, sala de arquivo, refeitório, campo, estacionamento, sala de canto,judô e informática. O funcionamento das atividades oferecidas pelo MPC, são das 08hs ás 17hs, onde seus usuários poderão contar com o apoio do Psicossocial (Assistentes Sociais e Psicóloga),que oferecem ações direcionada a projetos e atividades complementares para inserção no mercado de trabalho, encaminhamento das famílias à rede socioassistencial, acompanhamentos mensais das famílias, palestras e oficinas informativas e educativas.
1.8 Recursos humanos, financeiros e outros necessários para o alcance dos objetivos da Instituição:
A Entidade para desenvolver suas atividades, mantém uma estrutura com 97 funcionários, realiza ações voltadas ao investimento na educação, como Projeto de Auxílio Educação, que proporciona apoio à especialização, visando a valorização e capacitação dos seus profissionais, através da disponibilização de bolsas, para pagamento de cursos extracurriculares e sequenciais, seminários e palestras em instituições externas. A direção é formada entre:
- Arcebispo de Olinda e Recife:Dom. Fernando Saburido.
- Presidente:Sebastião de Araújo Barreto Campello.
- Vice-Presidente: José Otávio Patrício de Carvalho.
- Diretores: Gildo Gomes Soares, José Aprígio Braga Sá da Silva e Paulo José Barbosa.
- Secretário Executivo: Antônio Vicente Júnior.
- Gestora da Unidade: Júlia Zidanes (Coelhos), Adriana Paiva (Piedade) e Roseângela Almeida ( Recife Antigo).
- Supervisor do Recursos Humanos : Rafael da Veiga Teixeira.
- Coordenadora das Campanhas Clarear e Regar: Lúcia Itaparica.
- Gerência Financeira: Vânia Barreto Andrade de Melo.
- Conselho Fiscal: Francisco Ranilson Ramos, Domingos Sávio Diniz Sobreira e Alexandre José Ferreira dos Santos.
- Contabilidade: Manuel Acurso Pereira.
- Assessoria de Presidência: Roseângela Almeida.
1.9 Parcerias e relações interinstitucionais:
O Movimento Pró – Criança tem como parceiros empresas públicas e privadas e outras entidades, que reconhecem e apostam no trabalho realizado pela instituição. Campanhas como o CLAREAR e o REGAR - realizada com o apoio da Celpe e Compesa, mobilizam a sociedade pernambucana a colaboração de recursos através de suas contas de luz e água em prol da instituição. A instituição conta com a parceria do Governo do Estado de Pernambuco, que em conjunto com o Programa Governo Presente tem dado suporte ao MPC através da RPA (Regiãopolítica administrativa) e das secretarias Municipais de Educação, que administram as escolas da área de atuação. E por fim, teremos a colaboração da Infraero, Coca-Cola, Fundação Mafre, Grupo Raimundo da Fonte, Bremen, HMB / PATEO e Centro Marista, Divina Sundown Vitaminas e Excelsior Seguro, SEBRAE, UFRPE e Núcleo de Sustentabilidade do TJPE.
...