O Diagnostico Institucional
Por: jesusemaria • 17/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.239 Palavras (5 Páginas) • 220 Visualizações
DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
1-Diagnóstico institucional
1.1 Identificação do campo:
-nome da organização: Cras( Aurelindo de Freitas Babosa
-Endereço completo: rua: Santa Augusta, n:81
-Telefone: 3529-1608
-E-mail: crascalifornia@osvaldocruz.sp.gov.br
1-2 Identificação do supervisor de campo
-nome da supervisora: Rosana Pereira da Silva
-n: do cress: 50355
-E-mail: rosanasilva115@autlook.crascalifornia.osvaldocruz.sp.gv.br
1-3: descrição geral do campo.
-Histórico da instituição:
O cras“ Aurelindo de Freitas Barbosa”, inaugurado no dia 29/04/2012 tem como área de abrangência os bairros: VILA ESPERANÇA, VILA SANTA HELENA E VILA CALIFORNIA. Fazem parte também da área de abrangência do cras, os bairros em torno que são: Promorar, Nosso Teto, Santa Tereza, ÁlvaroCampoy, Bandeiras, Guarujá, Paraiso, Atenas, Nelson Cavallini, Mario Covas, Valter Siviero e Residencial Osvaldo CruzIII. E temo numero de famílias referenciadas no cras é de 220
-Finalidades:
A principal meta do Cras é a proteção básica como: saúde, educação, habitação, alimentação entre outras tendo como objetivo prevenir situações de risco e ofortalecimento de vínculos familiares e comunitários, através de programas, projeto e benefícios oferecidos pela rede social do município.
- Objetivos:
Tem como principais objetivos desenvolver ações de apoio e acompanhamento das famílias, tendo como principal foco as famílias beneficiarias do programa bolsa família e os beneficiários do beneficio de prestação continuada(bpc)
- Demanda atendidas pela instituição:
O Cras oferta serviços sócio assistenciais e socioeducativos conforme as necessidades identificadas na comunidade de sua área de abrangência, tendo como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa acolhendo pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação, ausência de renda, acesso precário com vínculos familiares e comunitários fragilizados.
-Principais características da população atendidas pela instituição:
São pessoas com alto índice de vulnerabilidade social, pessoas com problemas judiciários, enfim, que moram em área de abrangências com alto índice de conflitos e vulnerabilidade social, pessoas beneficiarias de programa sociais
O Cras tem parceria com a creche Vicente Guartieri, e com o projeto Alegria de Viver, que faz parte dos serviços de fortalecimento de vínculos voltados para crianças e adolescentes.
-Estrutura e funcionamento da organização:
A instituição funciona em um bom local, onde os referenciados tem acesso fácil á instituição.
Sua estrutura física, e uma casa de alvenaria, de 5 cômodos, tem sala de reunião, sala de recepção, e uma sala privada onde, onde e realizado o atendimento dos usuários com total privacidade.
Sendo que tem uma assistente social, 2 psicólogas e um auxiliar administrativos.
- Recursos Humanos, financeiros e outros necessários para o alcance dos objetivos da instituição:
A instituição conta com 1 assistente social, 2 psicólogas, e 1 auxiliar administrativos.
A instituição ela e mantida pelo município, pois ela não tem nenhuma verba vinda do governo do estado, pois e a prefeitura que custeia os gastos necessários da instituição.
-Parcerias e relações interinstitucionais:
- A instituição, ela tem parceria com o projeto alegria de viver, e a creche Vicente Guartierionde foi estabelecido o espaço lúdico.
1.4- Serviço social na instituição:
-Origem do serviço social na instituição:
O Serviço Social surge na instituição através das necessidades das demandas sócias, e então se faz necessário e obrigatório a presença do Assistente social , onde o profissional vai intervir de maneira eficaz sobre os conflitos sociais
-Estrutura e funcionamento:
A instituição tem umaAssistente social, duas psicólogas, e um auxiliar administrativo
Estrutura física: é uma casa de alvenaria, de 5 cômodos, sendo 2 banheiros, sala para a assistente social receber os referenciados, recepção, sala de reunião, tem duas área grande onde acontece as oficinas.
- População Atendida
A instituição atende em media de 220 pessoas, pois são pessoas que vivem em conflitos, e vulnerabilidade, pois a instituição tem a meta de prestar serviços de fortalecimentos de vínculos para seus referenciados.
- Objetivo do Serviço Social na Instituição:
E desenvolver ações de apoio e acompanhamento das famílias, tendo como principal foco as famílias beneficiarias do programa bolsa família e os beneficiários do beneficio de prestação continuada(BPC).
- Conhecimentos específicos necessários para o desenvolvimento da pratica profissional na instituição:
È conhecer as leis que regem a instituição, atuar através de pesquisas e realização social para que seja feito uma formulação e execução que busca a preservação e defesa e ampliação
...