O Diagnóstico social realizado por ocasião do Estágio Supervisionado I
Por: Liziane Dias • 9/1/2018 • Resenha • 1.103 Palavras (5 Páginas) • 244 Visualizações
O presente relatório tem por objetivo descrever sobre o diagnóstico social realizado por ocasião do Estágio Supervisionado I no período de 26 de março de 2015 a 10 de junho do ano de 2015 na ASBEM Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente.
Este levantamento de uma situação problema, ou seja, o Diagnóstico Social configura avaliação primordial da disciplina de Estágio Supervisionado em Serviço Social I. O campo de estágio de onde partirá a proposta de intervenção é do projeto social CIP que é direcionado à jovens para inserção no mercado de trabalho no modelo “Jovem Aprendiz” baseado na Lei da Aprendizagem.
O Diagnóstico teve como finalidade levantar informações a cerca das reais necessidades de um dos grupos atendidos pela ASBEM , com vista à proposição de um projeto de intervenção social, que será executado durante o estágio supervisionado III, visando à consolidação da política de atendimento escolhida, bem como a correção de possíveis lacunas existentes na mesma.
Considerando a existência do atendimento a juventude pelos profissionais da ASBEM, o diagnóstico teve como público alvo o grupo de jovens aprendizes que fazem parte do projeto CIP e buscou compreender a sua totalidade, conhecer suas principais dificuldades e ainda, identificar outras necessidades da política de assistência social no que diz respeito aos jovens no âmbito municipal.
Nesse sentido o presente relatório busca descrever essa experiência com o grupo de jovens, evidenciando suas características, suas demandas e os principais desafios que estão postos aos profissionais da ASBEM.
ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS
CARACTERISTICAS DOS JOVENS ENTREVISTADOS.
Abrangência
N° de Idosos Entrevistados Sexo Masculino Sexo Feminino
18 4 14
DESTAQUE 1: Aqui destacamos que a maioria dos usuários são do sexo feminino demostrando assim que as mulheres cada vez mais estão se capacitando para o mercado de trabalho
DESTAQUE 2: A maioria dos jovens entrevistados, ou seja, 72,22% tem 19 anos de idade, fase essa mais complicada para jovens ingressarem no âmbito do mercado de trabalho.
DESTAQUE 3: Observamos este item que 5,55% dos entrevistados já ingressaram no ensino superior.
DESTAQUE 4: Analisamos que em 78% dos jovens convive com 4 ou mais pessoas em casa e ressaltamos também que 16,66% dos entrevistados moram em coabitação.
DESTAQUE 5: Em avaliação observamos que 100% dos entrevistados moram em casa de alvenaria e possuem energia elétrica e que 11,11% não possuem água encanada em sua casa e também que 61,11% moram na zona rural da cidade de Russas.
DESTAQUE 6: Observamos que nas famílias que se sustentam com um salário mínimo, metade desta renda refere-se a remuneração dos jovens aprendizes.
DESTAQUE 7: No item onde mostra apenas uma pessoa trabalhando , foi relatado que é apenas o jovem aprendiz que tem sua carteira de trabalho assinada e foi ressaltado também que 50 % das famílias tem desempregados em casa e que 55,5% dos jovens nunca haviam trabalhado antes.
DESTAQUE 8: Os jovens que não recebem nenhum tipo de benefício são cadastrado no CadÚnico.
ANÁLISE DO PROJETO
DESTAQUE 9: Observamos que 66,67% dos
entrevistados qualificam como ótimo projeto o Primeiro Passo.
DESTAQUE10: Todos os jovens alegaram que o projeto tem contribuído para o início de suas carreiras profissionais.
OPNIÕES PARA A MELHORIA OS SERVIÇOS PROJETOS
DESTAQUE 11: Ressaltamos que os jovens 61,11% dos jovens opinaram que poderia ser melhorado a alimentação e o conteúdo oferecidos pelo o projeto.
DESTAQUE 12: 83,33% dos Jovens expressaram que antes de participar do Projeto Primeiro Passo, a renda familiar supria suas necessidades.
DESTAQUE 13: 38,88% dos jovens desmontaram que a distancia e a carga horária são os maiores desafios uns por moram na zona rural e por todos ter que cumprirem com duas jornadas diárias.
EMPREGABILIDAE NOS DIAS ATUAIS
DESTAQUE: 14 Neste item as opiniões se dividem pela a metade.
DESTAQUE 15: A maioria (62,22%) optou pelo a alternativa que os jovens estão sim em busca de emprego.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Primeiro é oportuno dizer que a experiência do estágio supervisionado I, possibilitou a vivência e o conhecimento do trabalho da assistente social da ASBEM, campo de atuação que hoje representa
...