Seguridade Social e o EST
Por: Gislaine Danilia • 26/3/2017 • Trabalho acadêmico • 278 Palavras (2 Páginas) • 418 Visualizações
TAREFA 01
Muito pertinente acompanharmos a linha de evolução da seguridade social com a função social e econômica do engenheiro de segurança do trabalho. A essência da atribuição do EST tem como ponto central o bem estar do trabalhador, e somando-se isso à crescente preocupação dos Estados com a segurança no trabalho, na questão da seguridade como um todo, nota-se um certo destaque à essa profissão que a cada dia ganha mais importância na sociedade de uma maneira geral.
Economicamente falando, o EST desempenha um papel importantíssimo buscando soluções que unem adequações seguras com menor custo. E nesta esfera econômica até aqui estudada verificamos de vários ângulos essa contribuições, por exemplo, adequações de uma planta industrial, de uma linha de produção, de ambientes de trabalho, modificações específicas de equipamentos, entre outras tantas onde o EST está inserido.
Agora no tocante à função social, focando na tríade da seguridade social – assistência à saúde, assistência social e previdência social – voltamos à definição do EST dizendo que o seu maior foco de atuação é o bem estar do trabalhador. Mas podemos notar a verdadeira importância que o EST tem nessa esfera mostrando que este caminha ligado à evolução dos cuidados ao cidadão, buscando uma maneira de unir: uma vida saudável, com todos os suprimentos necessários à uma vida digna, tranquilidade e respeito para desempenhar suas atividades profissionais de maneira segura, e por fim, garantir que este cidadão possua condições que lhe permitam desfrutar de uma terceira idade de descanso após um longo período de serviços prestados e dedicados.
...