O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO REAL E POTENCIAL
Por: Yury Almeida • 28/3/2022 • Trabalho acadêmico • 545 Palavras (3 Páginas) • 413 Visualizações
Claretiano – Centro Universitário
Licenciatura em História
PROJETO DE PRÁTICA
POLO FEIRA DE SANTANA - BAHIA
2021
ATIVIDADE (PORTFÓLIO)
Aluno(a): Yury Jones Correia e Almeida
RA: 8117266
Polo: Feira de Santana
Disciplina: Psicologia da Educação
Tutor: Inaie Cordeiro
PORTFOLIO CICLO 3
A SITUAÇÃO VISUALIZADA
A situação visualizada é a pratica de ensinar uma criança de seis anos de idade que está cursando o primeiro ano do ensino fundamental 1, pratica realizada habitualmente no domicílio dos pais e orquestrado pelo pai do aluno, o aprendiz é uma criança de 6 anos e 5 meses de idade.
Oferecendo a essa criança condições de aprender múltiplas disciplinas que estão ao seu alcance e equiparada a sua idade dando a ela, a oportunidade de crescer e aumentar o seu leque intelectual.
Trabalhando diariamente com a sua literacia, fazendo-a adaptar-se ao hábito de ler. Trabalhando o português, a gramática, matemática e ciências, preenchendo-a de conhecimento e a estimulando a buscar sempre mais conhecimento. Levando a ela constantemente exemplos e modelos de situações do cotidiano, fazendo-a compreender que tudo aquilo que é ensinado em sala de aula faz parte do universo que a envolve, em seguida, realizando a ela perguntas e deixando a se expressar, explanar suas opiniões, suas ideias e seus desejos e também suas emoções.
NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO REAL E POTENCIAL, E A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL PROPRIAMENTE DITA
Tudo foi desde o início foi um grande laboratório, tanto para quem está ensinando e para quem é ensinado, também não foi fácil o início, foi preciso um pouco de tempo para que as partes envolvidas se ajustassem, se conhecessem e passassem a trabalhar na mesma sintonia, o que aconteceu de forma saudável, trazendo um avanço na educação, na experiência, O espaço físico foi reformado, novos acessórios chegaram, material de ensino, Eletrônico, acesso a internet, computador, todo o material que é necessário para uma excelente desenvolvimento do aluno para ambos os lados. Todo esse processo de ensino-aprendizagem com a presença do mediador é determinante para estabelecer a zona de desenvolvimento proximal. No que se refere a desenvolvimento potencial, ficou claro, para o mediador que este aprendiz estava pronto para avançar etapas do ensino sem necessariamente ter que obedecer as regras impostas pela escola metodológica tradicional a que esta vinculado. O seu potencial estava pronto para evoluir e desenvolver-se rompendo barreiras e adquirindo novas aprendizagens.
CONCLUSÃO
Ficou claro que todos tem potencial para aprender e também para ensinar. ressaltando que o jovem aprendiz adquiriu a capacidade e o controle sobre a escrita antes de realizar 6 anos de idade, o que notoriamente o fez ampliar seu universo mental e provocar no indivíduo a necessidade de mais conhecimento, hoje o estudante com seis anos ler tudo que encontra na sua frente, a sua literacia esta avançada e estudos apontam que crianças que domínio precoce sobre leitura e escrita atingem maiores níveis de aprendizado na vida adulta, até um simples passeio com seus pais na rua para levar o cachorro e ele esta lendo as placas de sinalização, placas de carros, letreiros de lojas a todo o tempo, sempre realizando perguntas, o que denota sua motivação diaria. À medida que foi se realizando leitura diurnas e habituais sobre múltiplos assuntos, sempre respeitando o seu nível de compreensão, é claro, mas nunca deixando de dar-lhe novos conhecimentos, capacidade de reflexão e acima de tudo, o controle sobre o seu funcionamento psicológico.
...