IDIOMA E POTENCIAL DO DESENVOLVIMENTO DO MOTOR DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Projeto de pesquisa: IDIOMA E POTENCIAL DO DESENVOLVIMENTO DO MOTOR DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: melloira • 9/9/2014 • Projeto de pesquisa • 313 Palavras (2 Páginas) • 464 Visualizações
Waldorf (Rudolf Steiner)
DESENVOLVIMENTO HUMANO MOTRICIDADE LINGUAGEM E COGNIÇÃO
A vivência deve preceder a teoria. Deste modo, o método prevê que o currículo escolar deve ser individualizado e levar em conta apenas as necessidades de aprendizado do aluno em cada fase da sua vida. Na criança, todos os órgãos de percepção sensória estão abertos e, a partir de uma intensa atividade em seu interior, ela responde com a repetição dos estímulos vindos do ambiente exterior, a IMITAÇÃO. Essa imitação é a grande força que a criança de 1° setênio tem disponível para a aprendizagem, inclusive a do falar, do fazer, do adequado ou impróprio no comportamento humano. E é por uma imitação mais sutil que ela cria, ainda sem consciência, o fundamento para sua moralidade futura. O método Waldorf visa desenvolver a personalidade do aluno, florescendo nele a clareza do raciocínio, equilibro emocional e a iniciativa de ação. Ao final da escola, o estudante está pronto para exercitar o pensamento e fazer uma análise crítica do mundo.
Freinet
DESENVOLVIMENTOHUMANO MOTRICIDADE LINGUAGEM E COGNIÇÃO
A escola deve se abrir para a vida. É a partir desta concepção que Célestin Freinet, professor primário de caráter humanista, enfatiza a importância da quebra dos valores tradicionais da escola. Para Freinet, o processo educativo deve ser construído a partir das necessidades, interesses e curiosidades que a própria criança apresenta, fazendo com que esta se torne protagonista no seu desenvolvimento. A atenção dada à criança que tem todas suas observações consideradas proporciona a identidade da mesma, enfatizando sua participação como ser sociocultural e sua inserção na sociedade. A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: a cooperação (para construir o
conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo), a documentação, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos), e a afetividade (como vínculo entre as pessoas e delas com o conhecimento)
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