O PRODUTO
Pesquisas Acadêmicas: O PRODUTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janaleite • 16/2/2014 • 996 Palavras (4 Páginas) • 225 Visualizações
INTRODUÇÃO
As empresas de produtos ou serviços, visando atender as necessidades de seus consumidores ou clientes, têm buscado cada vez mais alternativas para alcançar esse objetivo.
Estudaremos o conceito de consorcio modular que tem como objetivo formar equipes flexíveis, otimizando os recursos disponíveis, para maximizar resultados, num modelo de alta competitividade.
Ribeiro afirma que neste conceito “a posição de fornecedor é substituída pela do parceiro, e o faturamento imediato substituído pelo lucro pós venda”.
A abertura econômica e o surgimento do Mercosul possibilitaram através de investimento em tecnologia um fortalecimento na indústria automobilística brasileira. Com isso foi possível que as empresas de auto peças investissem com novos mix de produtos, ganhos de produção e novas forma de gestão, provocando um grande crescimento nas industrias, sendo possível a implantação de diversas montadoras no pais, e ampliação das montadoras já instaladas, tornando este setor, um dos mais competitivos do mundo (RESENDE, et al. 2002).
A grande competitividade fez com que as empresas buscassem novas formas de permanecer no mercado, isso se deu com inovações nos produtos, tecnologia, baixa dos custos, agregando novos valores aos produtos, novos modos de fazer as coisas, surgindo nessa necessidade o Consorcio Modular (BUENO et al.).
As montadoras pesquisavam modos de facilitar a cadeia produtiva com a diminuição do numero de fornecedores, redução nos seus custos fixos, instalação do outsourcing, e menos impacto na manutenção de recursos em períodos de baixa produtividade (RESENDE, et al. 2002).
Segundo Martins (2011, p. 3) no consorcio modular:
Diversos parceiros trabalham juntos dentro da planta da empresa, nos seus respectivos módulos, para a montagem dos produtos, e são responsáveis pelas operações na linha de montagem. Trabalhando juntos, é necessário que haja uma padronização e especificação dos processos, uma vez que existem varias empresas, com culturas organizacionais distintas. Cada parceiro deve, também, especificar os processos, prover recursos materiais, peças necessárias para a montagem, ferramentas e controles utilizados.
Tendo como vantagem a redução dos custos de produção e investimentos, diminuição de estoques e de tempo de produção, sendo possível aumentar a eficiência e a produtividade.
A fábrica de caminhões da Volkswagen, em Resende é um conceito do consórcio modular sendo escolhido para estruturar o processo de fabricação. Reunindo numa mesma fábrica 7 grandes empresas de autopeças, especialistas em cada etapa do processo produtivo. Operando sob o mesmo teto, com políticas integradas e decisões por consenso, com objetivo de dar maior valor agregado ao produto fornecido.
Exemplo de Consorcio Modular
Como funciona a fabrica da MAN Latin América: Conforme vídeo.
Oito parceiros fazem a montagem de conjuntos completos de peças. São eles 1º Modulo: A Maxion (que cuida da montagem do chassi) recebe o chassi já pronto e depois monta os componentes estruturais, sistema de freios, sistema de combustível, sistema de direção e suporte elétrico, montado na faixa de 130 chassis por dia, com 93 funcionarias (Gilberto Sulivam, coordenador da área).
2º Modulo: A Arvin Meritor (eixos e suspensão) depois do recebimento dos chassis, no primeiro posto eles pré-monta a suspensão traseira, no terceiro posto coloca a suspensão dianteira e esses quites ele pré-monta na área de pré-montagem, tendo um tempo de montagem de 3 min e 50 segundos para montagem na linha, garantindo um volume de 324 veículos por dia, na pré-montagem leva 20 min pra fazer todo o conjunto, com 62 funcionarias, dois encarregados, dois multifuncionais, por turno. (Reginaldo Vilela).
3º Modulo: A Remon (rodas e pneus), colocação de rodas e pneus.
4º Modulo: A Powertrain (motores) integração de motor e transmissão, tempo: kit motor 1 hora, 30 min parte final, 130 unidade por dia, com 230 funcionários (Osmar Andrada).
5º Modulo: A AKC (armação da cabina) junção dos acessórios: pré-montagem do painel, acessórios de acabamentos: revestimento do teto e do painel traseiro, montagem do banco, montagem do tapete, e testes elétricos, com 29 funcionários da linha final e 107 na linha trim (Reginaldo da Silva).
6º Modulo: A Carese (pintura) e
7º Módulo: Continental
...