O Positivismo
Por: josé oliveira • 4/12/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 358 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
Positivismo
O positivismo foi uma ampla corrente de pensamento que durante o século XIX teve um grande efeito na Europa, e assentava-se na ideia de que a ciência é o nosso único meio de construção do conhecimento real.
Auguste Comte é considerado o “pai” das ciências sociais. Auguste Comte promoveu uma estruturação do conhecimento que servisse de base educacional do Homem e que levasse a humanidade para um maior convívio social.
O estado positivismo, tido por Comte como estado de virilidade da nossa inteligência, representa uma rutura radical com a postura metafisica. As questões filosóficas tradicionais que nortearam séculos de discussão, como a origem e o destino das coisas, bem como a sua essência, etc., são substituídas por questões que remontam diretamente ao observável. Com efeito, o importante nesse estado não é conhecer as causas dos fenómenos, mas pesquisar, através da observação, as leis que explicam as relações existentes entre elas. O estado positivo, portanto, é o estado cientifico. Seria o momento do pensamento em que o conhecimento cientifico teria alcançado sua mais alta perfeição, a ponto de servir de modelo para a reorganização da sociedade como um todo.
Consequências nas Ciências Sociais
Todas as ciências são tidas por Comte como ciências físicas. A física é o modelo de ciência positiva, todos os fenómenos, quer astronómicos, químicos ou fisiológicos, são tratados como físicos. Em relação aos fenómenos sociais não poderia ser diferente, daí a denominação física social.
Comte define física social a ciência como:
“entendo por física social a ciência que tem por objeto o estudo dos fenómenos sociais, considerando no mesmo sentido que os fenómenos astronómicos, físicos, químicos e fisiológicos, isto é, como submetidos a leis naturais invariáveis, cuja descoberta é o fim especial de suas pesquisas. Assim, elas se propõem diretamente a explicar, com a maior precisão possível, o grande fenómeno do desenvolvimento da espécie humana, visto em todas as duas partes essenciais.”
...