O Que é Ciencia Afinal
Seminário: O Que é Ciencia Afinal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gleydsong • 2/6/2014 • Seminário • 341 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
O texto inicia sua primeira divisão citando que o conhecimento cientifico é provado. E os dados adquiridos por experiência e observação são levados em conta. Isso tudo deve-se a revolução cientifica durante o século XVll. Anteriormente a essa revolução não havia a necessidade de comprovação e tudo era explicado por crenças e mitos.
O indutivismo ingênuo afirma que a ciência começa com a obervação e o ob-servador deve usar seus meios para registrar fielmente o que puder ver, ouvir etc e fazer sem preconceito. As afirmações podem ser justificadas ou estabelecida como verdadeuas de maneira direta pelo uso do sentido do observador não preconceituo-so. Formam-se, assim, leis e teorias que constituem o conhecimento cientifico.
O observador pode estabelecer ou conferir sua verdade por uso exclusivo de seus sentidos. Assim surge o conceito de afirmações singulares. Afirmações singulares referem-se a uma ocorrência especifica ou a um estado de coisas num lugar e tempo especifico.
Ainda abordando sobre o conhecimento cientifico, o autor cita que as informações geraus que afirmam sobre coisas as propriedades ou comportamento de algum aspecto do universo. Ou seja, contrariamente as afirmações singulares as informações gerais referem-se a todos os eventos de um tipo especifico em todos os lugares e todos os tempos. Assim, são denominadas afirmações universais.
Pergunta-se então se podemos generalizar já que usamos preposições limitadas para alcançar a afirmação universal. A resposta baseia-se que o ato de generalizar deve partir de afirmações em condições satisfeitas e assim alcaça-la a partir de observações singulares.
As condições satisfeitas que devem ser consideradas pelo indutivista podem ser:
• Número grande de preposições de observação que forma a base de uma generalização;
• As observações devem ser repetidas em uma grande de variedade de condições;
• Nenhuma proposição de observação deve conflitar com a lei universal derivada.
O raciocínio indutivo propõe, assim, um tipo de raciocínio que leve do particu-lar para o todo, ou seja, usando do princípio de indução sair de conclusões espefici-cas para conclusões gerais. Asssim, observamos a característica mais importante da ciência em jogo que é a capacidade instantânea de explicar e prever as consequências do obsevado.
...