O Que é Ideologia
Dissertações: O Que é Ideologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CarineLima • 29/1/2014 • 1.060 Palavras (5 Páginas) • 203 Visualizações
CHAUÍ,Marilena.-2.ed.O que é ideologia.São Paulo:Brasiliense,2008.
O livro da editora Brasiliense, divide-se em cinco capítulos. O primeiro faz referência ao por que do livro estudar o tema “Ideologia”. Os outros acabam comentando um por um a respeito de dado momento da história e da visão dos seus filósofos em relação ao chamado ideologia. As suas páginas se iniciam com os gregos e terminam no século XX, analisando as transformações que trouxeram consequências para o mundo moderno. O livro, entretanto, não rodeia apenas esses extremos, mas faz referencia à época de Augusto Comte, Karl Marx e Émile Durkheim.
“Conjunto sistemático e encadeado de ideias. Ou seja,confundem ideologia com ideário.”(p.7 )
“O filósofo Aristóteles afirmou que só há conhecimento da realidade(portanto,da permanência e do movimento dos seres) quando há conhecimento da causa-‘conhecer é conhecer pela causa”(p.10 )
“uma teoria exprime,por meio de idéias,uma realidade social e histórica determinada,eo pensador pode ou não estar consciente disso”(p.13 )
A autora, inicia falando de falsidade ideológica e outras expressões desse tipo que dão, erroneamente, à palavra ideologia o significado de conjunto sistemático e interligado de ideias, ou seja, uma concepção vaga à sua realidade. O que, consequentemente, faz com que seja confundido com ideário, ou seja, um ideário qualquer. E entra nas causas da ideologia
“com os trabalhos de Galileu,Francis Bacon e Descartes(entre outros),o pensamento moderno reduziu as quatro causas apenas a duas,a eficiente e a final”(p.14 )
“de um lado,o trabalho como expressão de uma vontade e dotada de fins próprios”(p.19)
“Assim,a concepção mecânica da natureza como causalidade eficiente necessária a ser dominada e transformada pela ciência e técnica e a concepção da liberdade de vontade,que atua na ética a na política,pressupõem a separação entre matéria(corpos) e espírito (almas)”(p.19 )
“se o real não é constituído de coisas,então será constituído,por ideias ou por nossas representações das coisas”(p.22 )
“A realidade é considerada um dado dos sentidos ,para o empirista,ou um dado da consciência ,para o idealista.”(p.22 )
Duas formas de analisar a realidade: é através do empirismo e do idealismo. Um exemplo de Ideologia é dado pela autora: numa sociedade dividida em classes, na qual uma das classes explora e domina a outra, as explicações ou ideias (pelas quais precisam explicar e compreender sua própria vida individual, social, suas relações sociais) serão produzidas e difundidas pela classe dominante para legitimar e assegurar seu poder econômico, social e político. Por esse motivo, essas ideias tenderão a esconder dos homens o modo real como suas relações sócias foram produzidas e a origem das formas sociais de exploração econômica e de dominação política.
Esse ocultamente da realidade social se chama Ideologia.
No entanto, uma Ideologia não possui um poder absoluto que não possa ser quebrado e destruído. Quando uma classe social compreende sua própria realidade, pode organizar-se para quebrar uma Ideologia (através de uma revolução, reforma etc.) e transformar a sociedade.
“O termo ideologia aparece pela primeira vez na frança após a Revolução Francesa(1789)”(p.27 )
Juntamente com outros pensadores, pretendia elaborar uma ciência da origem das ideias, tratando-as como fenômenos naturais que exprimem a relação do corpo humano com o meio ambiente.
“O sentido pejorativo dos termos ideologia e ideólogos veio de uma declaração de Napoleão que num discurso ao conselho de estado em 1812, declarou:”todas as desgraças que afligem nossa bela frança devem ser atribuídas á ideologia.”(p.29 )
A Ideologia passou de uma ciência natural da aquisição das ideias calcadas sobre o próprio real para designar – daí em diante – um sistema de ideias condenadas a desconhecer sua relação concreta com a realidade.
O termo Ideologia voltou a ser empregado com seu sentido próximo ao do grupo francês pelo filósofo Auguste Comte em seu livro Curso de filosofia positiva.
“A Ideologia possui, agora, dois significados: tentava estudar a formação das ideias pelas relações sociais; e passa a significar também o conceito de ideias de uma época, tanto como “opinião geral” quanto elaboração teórica dos pensadores dessa época.”(p.31)
“Durkheim chamará de ideologia todo conhecimento
...