O Que é Problema De Pesquisa?
Casos: O Que é Problema De Pesquisa?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nessastos • 4/11/2014 • 618 Palavras (3 Páginas) • 1.317 Visualizações
INTRODUÇÃO
No decorrer deste trabalho será apresentada a definição do Problema de Pesquisa, a importância do conhecimento e busca de dados científicos, a importância das hipóteses e as regras práticas para se formular um problema, tendo um conjunto da definição e complexidade de um Problema de Pesquisa.
Nas considerações finais apresenta pontos para definir o problema, não só em aspectos científicos, mas também em aspectos emocionais e psicológicos.
O QUE É PROBLEMA DE PESQUISA?
Segundo Gil (1999, p.49) problema “na acepção científica é qualquer questão não solvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento”, ou seja, é algo que pode ser testado cientificamente, envolvendo variáveis que podem ser manipuladas ou observadas.
Sendo assim, problema de pesquisa é um problema que pode ser solucionado através de dados e conhecimentos. É “(...) uma dificuldade, teórica ou prática, no conhecimento de alguma coisa de real importância, para a qual se deve encontrar uma solução” (LAKATOS e MARCONI, 2000, p.159), ou seja, exige que informações sejam obtidas a fim de compreendê-lo, resolvê-lo ou ajudar na solução.
O problema deve ser formado, de preferência “em forma interrogativa [...] a respeito das relações entre fenômenos ou variáveis”, enquanto que a “resposta à questão é procurada na pesquisa” (KERLINGER, 1980, p. 36). Logicamente que nem todas as perguntas podem ser consideradas problemas de pesquisa, pois, não é um problema de pesquisa algo que pode ser resolvido pelo senso comum ou pela intuição.
De acordo com Gil (2006 p. 49-50):
[...] na acepção científica, problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento [...] pode-se dizer que um problema é testável cientificamente quando envolve variáveis que podem ser observadas ou manipuladas. As proposições que se seguem podem ser tidas como testáveis: Em que medida a escolaridade determina a preferência político-partidária? A desnutrição determina o rebaixamento intelectual? Técnicas de dinâmica de grupo facilitam a interação entre os alunos? Todos estes problemas envolvem variáveis suscetíveis de observação ou de manipulação. É perfeitamente possível, por exemplo, verificar a preferência político-partidária de determinado grupo, bem como o seu nível de escolaridade, para depois determinar em que medida essas variáveis estão relacionadas.
Quando o autor afirma que “na acepção científica, problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão”, ele quis dizer que antes de tudo o pesquisador deve discutir o problema, deve seguir o trabalho por meio de um tema definido.
Schrader (1974, p.20, apud LAKATOS e MARCONI, 2000, p.127) descreve algumas questões que devem ser feitas para identificar se um problema é científico:
- O problema pode ser enunciado em forma de pergunta?
- São de interesses sociais, pessoais e científicos, ou seja, de conteúdos metodológicos?
- Relaciona pelo menos dois fenômenos: fatos e variáveis?
- Pode ser objeto de investigação controlada,
...