O Relatório Psicossocial
Por: Samfer01 • 4/10/2023 • Relatório de pesquisa • 409 Palavras (2 Páginas) • 48 Visualizações
Relatório psicossocial de setembro.
Os serviços de alta complexidade do SUAS atendem famílias/indivíduos em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos e estejam afastados temporariamente de seu núcleo familiar, com os vínculos familiares rompidos ou fragilizados. Os serviços de acolhimento são realizados em distintas modalidades, voltadas a públicos específicos. Os principais objetivos dos serviços de acolhimento são: acolher e garantir proteção integral; prevenir o agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos; restabelecer vínculos familiares; possibilitar a convivência comunitária; promover acesso à rede socioassistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais; fortalecer a autonomia
A Casa de Passagem é uma modalidade de acolhimento institucional de pessoas em situação de rua, migrantes e pessoas em trânsito. A equipe técnica tem o objetivo de realizar o acompanhamento dos acolhidos, desenvolvendo o Plano de Acompanhamento Familiar – PAF, visita domiciliar e individual, intervenções referentes a garantia de acesso aos direitos civis e autonomia, articulação junto as políticas públicas, setores privados e o terceiro setor, além disso, aos órgãos de direito, desenvolvendo a emancipação dos acolhidos.
Ações programadas:
O desenvolvimento do trabalho técnico no mês de setembro se viu pautado no planejamento de ações individuais e coletivas que visassem orientações sobre autonomia financeira, cuidados com a saúde mental e física, autocuidado, organização e limpeza do ambiente, mediações de conflito, segurança pública e pessoal. Essas ações objetivavam, por sua vez, a garantia de direitos fundamentais dos usuários acolhidos, tais como; o acesso a documentação pessoal, reconstrução ou fortalecimento dos vínculos familiares, direcionamento ao mercado de trabalho e encaminhamentos para outras políticas setoriais. Visando um bom funcionamento da instituição, bem como a superação das situações de vulnerabilidades que perpassam a vida dos usuários pensou-se em ações como: discussão do projeto de vida de cada morador baseado nos momentos bons e difíceis já vivenciados pelos acolhidos.
No dia 6 de setembro, houve uma reunião entre a coordenação, as colaboradoras dos cargos de auxiliar de serviços gerais e cozinheira. Que teve como intuito o alinhamento do serviço ofertado e uma melhor prática e condução da execução das tarefas já realizadas pelas profissionais.
No mês de setembro também, tivemos doações das empresas UAI TEC e ON ENERGIA SOLAR, que ofertaram materiais para contribuir com os acolhidos (roupas de cama, toalhas e lençóis), além de alimentos (caixa de leite, arroz, feijão, massa para bolo, óleo, macarrão, trigo e amido de milho). Abaixo segue o registro de uma das doações recebidas:
...