O conceito de burocracia
Tese: O conceito de burocracia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatoterentim • 25/6/2014 • Tese • 747 Palavras (3 Páginas) • 181 Visualizações
Conceito de burocracia
Em sociologia das organizações, burocracia é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais. Em princípio, o termo pode referir-se a qualquer tipo de organização - empresas privadas, públicas, sociais, com ou sem fins lucrativos.
Popularmente, o termo é também usado com sentido pejorativo, significando uma administração com muitas divisões, regras, controles e procedimentos redundantes e desnecessários ao funcionamento do sistema.
Burocracia na administração
A ideia é que, quanto mais organizada for uma equipe, documentando todos os seus passos e decisões tomadas, menos chance de erros esta mesma equipe terá, menos exposição ao imprevisto, já que tudo está devidamente relatado e de fácil acesso, facilitando o trabalho de outras pessoas na equipe, que tem com isto, sempre uma visão geral dos processos, das dificuldades dos colegas, dos erros cometidos e do andamento dos mesmos. Com isto, a informação é compartilhada, mesmo que de uma forma, digamos, morosa e complicada demais.
De acordo com esta linha teórica, um homem pode ser pago para agir e para se comportar de uma maneira preestabelecida, que deverá ser detalhada e minuciosamente explicada, não permitindo, em hipótese alguma, que suas emoções interferissem em seu desempenho.
Esta abordagem é extremamente formal, já que toda a comunicação interna se da por escrito, formalizada, onde o "de boca a boca", ou acordo de Cavalheiros, não existe. Talvez seja dai que surgiu o entendimento "pejorativo" da palavra, pois este sistema certamente nos lembra das repartições públicas e seus diversos formulários para obtenção de serviços e informações.
O trabalho deve ser dividido em hierarquias, onde cada pessoa/função exerce somente o que lhe compete, visando um "único objetivo: a eficiência da organização". Desta forma, se limita o poder de cada um, cria-se um desenho de cargo bem engessado, onde não é permitido ultrapassar suas atribuições.
O sistema de promoções internas tem critérios bem definidos, que são estendidos a todos os departamentos da empresa, onde as regras são bem claras. O funcionário que se encaixava neste perfil, consegue a promoção, os que não conseguem, sabem exatamente o motivo. É bem claro e transparente, já que não ha a possibilidade de uma pessoa desqualificada ser promovida em detrimento de outros funcionários mais bem preparados somente por ter um bom relacionamento com a chefia. Não existia a chamada "injustiça", todos tem chances iguais.
Burocracia na esfera jurídica
As fraudes em documentos de toda a natureza — contratos de compra e venda, fiança, para constituição de empresas, etc. — são mais comuns do que se pensa. Por que será que os bancos pedem reconhecimento de firma nos contratos particulares de compra e venda de imóveis e nos documentos de transferência de veículos automotores? E por que as imobiliárias insistem em solicitar firma reconhecida nos contratos de locação? Porque são muitos os casos em que a pessoa pede para um terceiro assinar ou falsifica a própria assinatura
...