O estudo de etnografia urbana
Por: suryan2015 • 25/9/2015 • Resenha • 297 Palavras (2 Páginas) • 731 Visualizações
O estudo de etnografia urbana
Problemas dos países da periferia do capitalismo
Etnografia é a ciência das etnias. É o estudo capaz de retratar a cultura dos povos de um modo geral, bem como, as manifestações materiais de suas atividades.
A etnografia demonstra as crenças, costumes e tradições de uma determinada sociedade, que são passadas de geração para geração, permitindo assim, sua continuidade.
Os estudiosos dessa área procuram descrever, detalhadamente o que está ocorrendo, na sua interpretação, em determinado contexto pesquisado.
A etnografia urbana divide-se em duas correntes. Iremos nos ater a corrente que estuda os problemas dos países da periferia do capitalismo.
Os problemas que ocorrem na periferia do capitalismo são os mais variados. Parece que estamos falando de um lugar esquecido, aquele cantinho da casa, onde entulhamos os objetos em desuso.
Na periferia do capitalismo, as pessoas não têm acesso ao essencial para o bem estar social, pois foram esquecidas. Logo, tudo que não é de valor aos países do centro, são lançados nessa periferia sem valor social.
Podemos destacar aqui, alguns problemas mais recorrentes, tais como: a desigualdade social que vem acompanhada pela miséria, o sistema de saúde precário, a falta de saneamento básico, a poluição, a violência urbana, o trânsito caótico, o transporte extremamente lotado e o crescente aprofundamento na miséria e na exclusão social, como conseqüência.
Nosso estudo está voltado às grandes cidades, essas degradações acontecem, porque o capitalismo central busca o enriquecimento a todo o custo, criando um abismo de desigualdades de renda, onde a minoria rica, enriquece cada vez mais e a classe menos favorecida, a grande maioria, continua cada vez mais pobre e cada vez se vê mais longe de uma vida digna. Na periferia do capitalismo o bem estar social se restrinja apenas aos livros.
...