O papel da tecnologia hoje – os destinos do homem
Artigo: O papel da tecnologia hoje – os destinos do homem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anavitoria001 • 21/10/2014 • Artigo • 430 Palavras (2 Páginas) • 334 Visualizações
O PAPEL DA TECNOLOGIA HOJE – OS DESTINOS DO HOMEM
Não há como negar o fascínio que a tecnologia exerce sobre o ser humano, materializada em produtos caros e sofisticados, atualmente verdadeiros símbolos do mundo moderno. Quem, hoje, não nutre um desejo secreto de possuir um telefone celular e utilizá-lo dirigindo um veículo monitorado por um computador de bordo? Quem já não ficou sem dinheiro no final de semana e dirigiu-se confortavelmente à cabine de um Banco 24 Horas, aproveitando também para pagar algumas contas e efetuar aplicações financeiras? Esses são apenas alguns exemplos de inovações tecnológicas que fazem parte do cotidiano do homem moderno, ampliadas a cada dia pelas novas possibilidades da informática.
Nem todo mundo vê na tecnologia a solução para as dificuldades que o homem enfrenta. Muito pelo contrário, ela tem sido apontada como a vilã da historia da humanidade que caminha para um futuro sombrio, egoísta e constantemente ameaçado pela destruição engendrada pelas próprias inovações tecnológicas. Nesse cenário pessimista, o homem aparece como a primeira vítima de sua própria criação. A tecnologia escapa ao seu controle, cai nas mãos de grupos minoritários, movidos por interesses particulares, que a utilizam muitas vezes de forma inescrupulosa para favorecer e beneficiar apenas um número restrito de pessoas, em detrimento de uma maioria ingênua, iludida e facilmente manipulável, seduzida por poucos atrativos exercidos pelos produtos da moderna tecnologia. Na cultura do ter em substituição à cultura do ser, como conseqüência direta do desenvolvimento tecnológico. As necessidades essenciais dos homens são substituídas por desejos imediatos e efêmeros, sendo o homem avaliado não mais em função do que ele é, mas em função do que tem ou possui.
Cabe ao homem rever e reavaliar o encaminhamento do desenvolvimento tecnológico, seguindo adiante com todas as inovações que lhe possam ser úteis e examinando os riscos que ameaçam despersonalizar a si mesmo e descaracterizar o ambiente em que vive. Essa reflexão em busca de uma humanização da tecnologia deve e pode ser mediada pela filosofia, que fornecerá ao homem os subsídios necessários para o estabelecimento de um novo modus vivend diante de um processo de transformação irreversível.
Mais do que nunca a nova sociedade tecnológica necessita de homens críticos e criativos de enfrentar e direcionar de forma responsável o processo de mudanças que ocorrem em ritmo acelerado. A humanização da tecnologia se fundamenta na ação livre e responsável do homem na tomada de decisões para o redirecionamento do seu próprio futuro. Está nas mãos de cada homem em particular, e da sociedade como um todo, o destino da humanidade e a possibilidade de uma existência pacífica e harmoniosa.
...