O positivismo de Comte e sua importância para as ciências sociais
Seminário: O positivismo de Comte e sua importância para as ciências sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rafael_Lins • 6/4/2014 • Seminário • 734 Palavras (3 Páginas) • 834 Visualizações
Discorra sobre o positivismo de Comte e sua importância para as ciências da sociedade.
Augusto Comte discípulo de Saint Simon, foi o principal representante do positivismo, deu o nome à nova ciência, e formulou a “lei dos três estados”, que distinguem períodos da história humana. No Brasil o positivismo de Come teve influência nas ações políticas republicanas, entre elas a separação da igreja e do estado.
Analise os três estágios que o homem atravessou na teoria do conhecimento de Comte.
Teológico, as coisas acontecem por vontade de Deus. Metafísico, as coisas passam a ter explicações pela ciência. Positivismo, é a soma da teologia com a metafísica.
Qual a base do pensamento positivista para resolver as contradições e os conflitos?
Ordem e Progresso, pensamento positivista.
Qual o objeto de estudo da sociologia para Durkheim e quais são suas características?
O objeto da sociologia são os fatos sociais. São três as características básicas que distinguem os fatos sociais. A primeira é “coerção social”, a força que os fatos exercem sob os indivíduos, a força coercitiva se torna evidente pelas sanções legais ou espontâneas. A segunda é “exteriores”, são regras, costumes e leis que existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade. E a terceira é a “generalidade”, é social todo o fato que é geral, que se repete na maioria dos indivíduos.
Analise a objetividade dos fatos sociais para Durkheim.
Para Durkheim, a explicação científica exige que o pesquisador estabeleça e mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos, tendo que preservar o objetivo da análise, deixando de lado valores e sentimentos pessoais.
Qual a finalidade da sociologia para a sociedade na concepção de Durkheim?
A sociologia tinha por finalidade encontrar soluções para a vida social.
Como Durkheim analisa os fatos sociais normais ou patológicos?
A sociedade apresenta estados que podem ser “normais” ou “doentios”. Ele considera um fato social normal quando é generalizado, aquele fato que não extrapola os limites. E um fato social patológico é aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social.
Discorra sobre a solidariedade mecânica e orgânica.
Solidariedade mecânica é típica das sociedades pré-capitalistas, aquela onde os indivíduos se identificavam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes, permanecendo em geral independentes e autônomos em relação a divisão do trabalho social. Solidariedade orgânica é típica das sociedades capitalistas, a qual os indivíduos se tornam interdependentes.
Que lei geral Durkheim estabeleceu para a evolução das espécies sociais?
A Morfologia social, ou seja, a classificação das espécies sociais, numa nítida referência às espécies estudadas em biologia. Durkheim considerava que todas as sociedades haviam evoluído a partir da horda, a forma social mais simples, igualitária, reduzida a um único segmento em que os indivíduos se assemelhavam aos átomos, isto
...