O problema da desigualdade financeira no Brasil
Artigo: O problema da desigualdade financeira no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ppiazza • 1/5/2014 • Artigo • 256 Palavras (2 Páginas) • 427 Visualizações
Atividade Fórum Avaliativo - UT1
Aqui no Brasil, um problema social muito transparente é a desigualdade financeira, é encontrado em todas as sociedades, em algumas até maiores do que em outras. O preconceito é muito grande, pois em uma sociedade pode ter pessoas de classe alta, média ou baixa, e nem todos aceitam as diferenças.
Atividade Fórum Avaliativo – UT2
Marx e Weber contribuiram para a Sociologia de várias formas. Uma contribuição importante são as suas diferentes abordagens às classes sociais e à desigualdade. Karl Marx considerou a divisão social em classes relacionada com os meios de produção. Ele enunciou a passagem de uma sociedade feudal baseada na agricultura, em que a classe proprietária das terras se diferenciava da classe dos camponeses, para uma nova sociedade em que, através da Revolução Industrial, a classe detentora do capital (proprietários das fábricas) se diferenciou dos operários das fábricas. Max Weber, que escreveu entre um quarto a meio século mais tarde, considerava que, pelo contrário, as classes se basevam em três factores distintos: poder, riqueza e prestígio. Para Weber, a sociedade tinha várias camadas e não apenas duas e para isso contribuiam outros factores importantes, para além do material. Um estudante, numa aula, salientou que se Marx e Weber tivessem nascido hoje ou há vinte anos atrás, eles provavelmente teriam produzido perspectivas e teorias muito diferentes, pois teriam socializado numa sociedade muito diferente da que existia nos anos entre 1850 e 1900. Marx previu que ocorreriam revoluções em sociedades industrializadas pois os trabalhadores rebelar-se-iam contra os patrões, mas isto não aconteceu.
...