O termo "interdisciplinaridade"
Tese: O termo "interdisciplinaridade". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: layzedany1 • 6/11/2014 • Tese • 386 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
O termo “interdisciplinaridade” tem um uso e um enfoque muito grandes. Esse novo olhar é proposto pelos PCNs como “temas transversais”, “transdisciplinaridade”, “pluralidade cultural”, “multiculturalidade”, que expressam uma compreensão de sentidos e conceitos da arte que faz uma ligação com a história, etnias, localização geográfica, cultura local, costumes, enfim, para qualquer termo usado, existem uma postura e uma atitude assumida para com diferentes etnias, costumes, locais, áreas geográficas e historicidades, sejam objetos de estudo em todas as disciplinas.
As mudanças que aconteceram nas escolas e com os professores de Arte, propõe a uma atitude permanente de crítica e reflexão, a responsabilidade e o compromisso com a educação como: a postura que os educadores precisam assumir frente às mudanças da Arte é pensar, refletir, criticar e valorizar os acontecimentos no ambiente escolar de hoje e pensando do futuro, os educadores necessitar avaliar, analisa sua praticas pedagógica procurando sempre adequá-las as necessidade do aprendizado dos alunos.
Ao trabalhar a Arte precisam ter a preocupação com o “fazer arte”, as leituras, o conhecimento, a crítica e a construção, inserindo o aluno no mundo cotidiano, deve haver a alfabetização visual, por meio das linguagens artísticas e das leituras dos signos, o compromisso com as diversidades de linguagens em função das raças e etnias, tendo um grande zelo pela diversidade cultural. A criança desenvolver os aspectos cognitivo, afetivo, sociocultural, artístico, expressão estética, dentre outros em grupo ou individual.
A criança desenvolver seu próprio pensamento e contextualizar com o mundo contemporâneo, quando as habilidades artísticas das crianças são estimuladas, estas ajuda no processo do seu desenvolvimento global como as percepções, sensações, imaginação, criação, invenção e descobertas, serem essenciais no processo ensino-aprendizagem de todas as áreas do ensino. A referida estimulação deve ocorrer, principalmente, até os 5 anos de idade, fase em que o seu desenvolvimento neuropsicomotor se completa.
Segundo os PCNs aprender arte é desenvolver progressivamente um percurso de criação pessoal cultivado, ou seja, mobilizado pelas interações que o aluno realiza no ambiente natural e sociocultural. Tais interações são realizadas: as informações sobre artistas e especialistas, as obras de arte, as motivação, recursos para desenvolver os trabalhando. As aulas de arte visuais devem ajudar o jovem a aprender e ter experiências, integração e responsabilidade social como cidadão, valorizando e respeitando a produção de artistas, pensamento e olhar críticos e conscientizando-se sobre os problemas éticos das artes
...