ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO CONCLUSÃO DE CURSO
Por: Mileni Marcus • 15/6/2016 • Bibliografia • 6.425 Palavras (26 Páginas) • 460 Visualizações
Sistema Faesa de Educação
Faculdades integradas São Pedro
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO CONCLUSÃO DE CURSO - ARTIGO CIENTÍFICO
- APRESENTAÇÃO
A partir de 2011/2 foi instituído, pela Resolução Nº 3, de 08 de abril de 2011, em todo o Sistema Faesa de Educação, salvo exceções por exigências normativas do curso, via MEC, o modelo de Trabalho de Conclusão de Curso em formato de artigo científico, com objetivo de favorecer a publicação cientifica tanto na Revista Científica da Faesa como de outras instituições que aceitem publicá-los e em outros veículos de produção científica.
É objetivo da Faesa estimular a produção acadêmica e a divulgação desses trabalhos em outros espaços acadêmicos e em eventos científicos, bem como em veículos de divulgação desses trabalhos, a fim de inserir e ampliar as possibilidades de aluno e professores nesse meio de produção científica e abrir-lhes novas oportunidades de continuação de estudos e realização de seus ideais pessoais de formação profissional.
Assim sendo, este manual oferece orientações e diretrizes ao aluno na elaboração do seu artigo, bem como ao professor orientador que poderá se respaldar nele em termos de orientação e correção da produção do seu orientando.
- O QUE É UM ARTIGO CIENTÍFICO?
O artigo científico é um texto científico, que segue normas estipuladas por um Órgão Regulador, com a função de relatar os resultados encontrados a partir do desenvolvimento de projeto de pesquisa. Assim sendo, um artigo científico apresenta, de forma sintetizada, uma questão de natureza científica, com os resultados do estudo realizado. Sua finalidade primordial é tornar público os resultados de pesquisa ou de estudos realizados.
As informações do artigo, diferentemente da monografia, são apresentadas de forma mais concisa e objetiva, todavia, da mesma forma, dão relevância aos dados apresentados. Seus parágrafos e frases devem ser bem estruturados, coesos e coerentes, uma vez que sua concisão exige tratamento textual enxuto e direto.
Um artigo científico deve conter informações que permitam ao leitor e/ou pesquisador analisar os argumentos do autor, replicar a metodologia experimental, avaliar o peso científico da pesquisa apresentada e estar disponível para as outras pessoas, além daquelas que o produziram e aberto para reavaliações, seja por novas descobertas, seja pelos novos resultados.
Uma das principais dificuldades do artigo científico é o como fazer para escrever, em poucas páginas, as idéias originais do autor e o como abordar o necessário em tão pouco espaço. Quem já escreveu um artigo científico sabe o quanto é difícil resumir as idéias e os resultados. O limite de texto, no entanto, ensina o autor a como ser preciso cientificamente, bem como selecionar, com mais base, a bibliografia da pesquisa, avaliar melhor os dados coletados, entre outros.
Para a produção do artigo é fundamental que os autores busquem artigos científicos atuais.
- TIPOS DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
A seguir, são apresentados alguns tipos de artigos científicos.
Artigos originais – são resultados de projeto de pesquisa que apresentam os produtos de uma pesquisa prática realizada pelo autor ou pelo grupo de trabalho. É apoiado em fontes bibliográficas, porém, não tendo, como produto, a compilação de dados resultantes do universo de artigos já publicados.
OBSERVAÇÃO
Serão considerados para o TCC artigos originais e, em caráter excepcional, artigos de revisão bibliográfica (Art. 2º).
Artigos de revisão bibliográfica- esses artigos são elaborados a partir da análise de referenciais teóricos ou fontes bibliográficas. Tem como função ampliar o conhecimento a partir de uma síntese e de estruturação conceitual.
Artigos de divulgação – são utilizados para divulgar algo de interesse do autor. Esse caso não se aplica para a conclusão do curso.
- ELABORAÇÂO DO ARTIGO CIENTÍFICO
- ORGANIZAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO
Formato
Papel: Papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm);
Margem e Parágrafo
Esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm, como apresentado na figura.
Páginas
O artigo deverá conter no mínimo doze e no máximo quinze páginas em espaçamento duplo (entrelinhas), incluindo as referências e, nesse quantitativo de páginas, não estão incluídas as tabelas, quadros, figuras, etc.
- Numeração de página[pic 1]
A numeração das páginas deverá aparecer no canto superior direito, fonte Times New Roman, tamanho 12. As citações longas e as notas de rodapé devem ser apresentadas em tamanho menor (tamanho 10).
Iniciar a contagem das páginas do artigo desde a primeira folha, no entanto, só numerar a partir da segunda.
OBS.: No caso do artigo ser indicado à publicação na Revista Científica da Faesa, não deverá ter notas de rodapé, exceto na primeira página para indicar a qualificação dos autores,
Compõe a estrutura do artigo:
Pré-texto:
- título e subtítulo (se houver);
- nome dos autores, inclusive do orientador;
- nome completo da instituição de vínculo dos autores;
- resumo em língua portuguesa;
- palavras-chave em língua portuguesa;
Texto:
- introdução;
- desenvolvimento (metodologia, resultado, discussão);
- conclusão.
Pós-texto:
- título e subtítulo em língua estrangeira (se houver);
- resumo em língua estrangeira (se houver);
- palavras-chave em língua estrangeira (se houver);
- referências;
- glossário*;
- apêndice/s*;
- anexo/s*.
(* Itens opcionais).
Para publicação na Revista Científica da Faesa: o artigo deverá acrescentar agradecimento (se for o caso); órgão financiador da pesquisa (quando for o caso); referências e declaração de aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa (quando for o caso); título e subtítulo (se houver) em língua estrangeira; resumo em língua estrangeira (§ único).
...