OS DESAFIOS DA COMPLEXIDADE
Resenha: OS DESAFIOS DA COMPLEXIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristina94 • 23/6/2014 • Resenha • 262 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
OS DESAFIOS DA COMPLEXIDADE: PARTES RESUMIDAS
A complexidade pode ser vista como algo que não é simples, pois é uma confusão de fenômenos por leis simples que os regem, por ordem para que os determina, por onde se estabelece chegar a verdade.
O primeiro é o princípio de ordem que engloba as ideias de determinismo, ela contém tudo que é estável, constante, regular e cíclico.
Lecourt falou que Laplace enxergava o mundo como uma máquina perfeita, essa máquina determinista é o ideal do conhecimento.
O segundo principio é o “Separação” que diz respeito ao conhecimento objetivo, separando as matérias uma das outras, separando também o objeto conhecido do sujeito conhecedor.
O terceiro é o princípio de “Redução” onde o conhecimento das unidades elementares permite conhecer os conjuntos dos quais elas são os componentes.
O último princípio é a validade absoluta da lógica clássica que pode ser chamada de “dedutivo identitário” que se atribui um valor de verdade absoluta a indução um valor que qualquer contradição deve ser eliminada.
Os desafios da complexidade vem sendo abalado e questionado nos diversos desenvolvimentos do século XX.
O mundo se organiza, e ao mesmo tempo se desorganiza, como o texto cita há um principio entre a ordem e a desordem, há o principio de cooperação na qual nasce a ideia de organização.
Chamamos de dialógica o jogo entre a ordem, a desordem, e a organização, são noções contraditórias umas com as outras.
A ideia de evolução teve que se modificar, não sendo um progresso regular, uma ascensão irresistível. “ O conhecimento do todo precisa do conhecimento das partes que precisam do conhecimento do todo.”
...