OS TIPOS DE CONHECIMENTO
Por: Cinthia Ferrari • 25/5/2021 • Resenha • 532 Palavras (3 Páginas) • 157 Visualizações
2 TIPOS DE CONHECIMENTO
Todas as categorias de conhecimento possuem a mesma função de organizar ideias e a forma de conhecer o mundo. O senso comum, a ciência, a filosofia e a teologia possuem variadas formas de expressão e exemplos, todas foram e são até hoje extremamente úteis para o amplo conhecimento que temos de mundo hoje.
2.1 Conhecimento Empírico
Também chamado de senso comum ou conhecimento popular, é uma forma de generalização da sociedade dada em eventos ou interpretações que se torna uma regra. Não existe nenhum tipo de comprovação nesse método, todo conhecimento é superficial e pode até ser fantasioso.
O conhecimento popular gera uma rede de informações, passadas de pessoa a pessoa (em bairros, cidades e até mesmo no país inteiro) de maneira diversificada e que algumas vezes pode até mesmo gerar certo preconceito.
2.1.1 Exemplo de conhecimento Empírico
Uma forma muito clássica de ilustrar o conhecimento empírico é lembrando da seguinte frase: “Deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido”. Não existe nenhuma comprovação de que os cabelos realmente irão crescer mais rápido se cortados em lua crescente, porém, muitos acreditam que sim e repassam isso à sua comunidade.
2.2 Conhecimento Científico
É o conhecimento que possui validação por meio do método científico. É muito rigoroso e tenta ao máximo não possuir erros nem ambiguidade e para refutar algum conhecimento com base científica é necessário primeiramente provar uma nova teoria.
2.2.1 Exemplo de conhecimento Científico
Um exemplo muito usado para explicar essa forma de conhecimento são as vacinas, que passam por cerca de 12 fases até terem sua eficácia totalmente comprovada e ser segura para a população.
2.3 Conhecimento Filosófico
A filosofia é baseada no questionamento, em saber o motivo das coisas. Nesse conhecimento é validado o desenvolvimento de uma teoria que não possa ser testada, mas que é uma abstração teórica validada pela lógica.
A filosofia e a ciência de certa forma caminham juntas pois tentam buscar a verdade e apenas ela, com o objetivo de entender cada vez mais sobre quem somos, do que somos feitos, onde estamos vivendo e quais nossos objetivos durante a vida. A diferença é que na ciência os métodos são validados e na filosofia não, são reflexões que são amplas para diversas interpretações.
2.3.1 Exemplo de conhecimento Filosófico
Podemos exemplificar esse tópico com uma discussão que surgiu nos últimos tempos, a clonagem humara será uma prática universalmente aceita? Quem poderá clonar humanos? Isso é uma questão sobre ética ou moral?
Todas essas questões são respondidas com base no conhecimento filosófico, buscando compreender melhor a situação e enxergar a verdade por trás dela.
2.4 Conhecimento Religioso
O conhecimento religioso é totalmente pautado na fé e em revelações divinas. Tem em comum com os outros conhecimentos o objetivo de explicar o mundo, porém usa de verdades não demonstráveis e indubitáveis, os chamados dogmas religiosos.
Também
...